O ritmo de desenvolvimento no universo de SSDs é impressionante: cada geração de controladoras de SSDs traz melhorias em desempenho e confiabilidade, enquanto os preços seguem caindo. É uma época ótima para guardar e acessar arquivos, claro, mas temos visto um mercado dominado por um trio de controladoras SSD de SandForce, Marvell e Indilinx, com diferentes empresas aplicando os seus próprios truques em firmwares e drivers para se diferenciarem umas das outras.

Embora essas controladoras sejam todas bem legais, ficamos curiosos para ver como dois novos drives de Samsung e Corsair, que chegam neste mês, se saem com suas novas controladoras SSD. Alguma delas será capaz de barrar a dominação de SandForce/Marvell?

Corsair Neutron GTX 256GB

Corsair Neutron GTX.

O novo Neutron GTX da Corsair traz uma nova controladora da Link A Media.

O Neutron GTX da Corsair é o primeiro drive de estado sólido a chegar aqui com uma nova controladora de oito canais de uma empresa chamada Link A Media Devices (LAMD). A controladora promete desempenho de entrada/saída de primeira, especialmente em multitarefa, fazendo desse drive um item direcionado a entusiastas hardcore — você, no caso, que esta lendo isto.

O Neutron GTX usa uma memória flash NAND MLC de 24nm da Toshiba, e inclui algumas tecnologias de nível corporativo feitas para aumentar a confiabilidade. Ele também suporta o comando Trim do Windows e traz uma rotina de nivelamento de desgaste e coleta de lixo para ajudar na manutenção de desempenho ao longo do tempo. A controladora da LAMD usa um microcontrolador ARM multi-core e trabalha com uma interface SATA de 6 Gb/s.

A carcaça em si é uma unidade fina de 7mm, então ela cabe em qualquer notebook ou ultrabook. Se você quiser colocá-lo em seu PC, a Corsair oferece um adaptador para baias de 3,5″. Ele também tem um chassis de metal, o que dá uma pegada mais rígida e mantém o produto leve.

Durante os testes, o GTX alcançou números incríveis em todos os benchmarks, fazendo uma estreia notável na nossa tabela de desempenho. Nos testes de leitura sequencial ele atingiu uma média de 435 MB/s, o que é decente, mas nada de outro mundo. As suas velocidades de escrita sequencial, porém, fizeram dele o segundo drive mais rápido que nós já testamos, perdendo (e por pouco) apenas para o da Samsung.

Quando a carga de trabalho aumentou para 32 comandos na fila, o GTX manteve-se relativamente bem, mas não conseguiu acompanhar o ritmo dos drives Intel e Patriot, ambos equipados com uma SandForce. Em nosso teste simulado de mundo real, o PCMark Vantage o GTX alcançou o segundo maior resultado, atrás apenas do novo SSD da Samsung. No geral, a única área onde ele ficou significativamente para trás foi nas cargas pesadas de trabalho com 32 comandos na fila.

O GTX é um drive incrível e mal podemos esperar para que outras empresas peguem carona com a LAMD. Embora o Samsung 840 Pro roube a cena, o novo SSD da Corsair ainda é um dos mais rápidos que já testamos.

Corsair Neutron GTX.

US$ 250 (lá fora), corsair.com

Samsung 840 Pro 256GB

Corsair Neutron GTX.

Nós adorávamos os SSDs 830 Series da Samsung, e adoramos ainda mais o novo 840 Series.

A Samsung traz recursos consideráveis para bater de frente com os maiores fabricantes de memória flash do mundo e, com isso, tem mantido uma trajetória de sucesso também nesse mercado. O 470 Series do começo de 2011 ganhou nota 8 de nós e o 830 Series, que chegou no final do ano passado, recebeu não só um 9/Chuta Bundas, mas um lugar de destaque na nossa badalada lista de Melhor dos Melhores como o SSD mais rápido que o dinheiro pode comprar. É um recorde e tanto para se quebrar, mas a empresa está tentando fazer isso com o novíssimo SSDs 840 Series, disponível em versões Pro e não-Pro. Focaremos esta análise no modelo Pro.

Diferente da Corsair e de outras fabricantes que apenas compram controladoras de drive de terceiros e então as otimizam para combinar melhor com a memória flash que também foi comprada de terceiros, a Samsung monta suas próprias controladoras do zero. Ela também fabrica a sua própria flash NAND. E a sua própria DRAM. O pacote todo é 100% feito pela Samsung. Não nos entenda mal, não estamos criticando Corsair, OCZ e outras empresas que montam drives SSD a partir de partes compradas de outras, mas a Samsung tem a capacidade única de montar o drive inteiro sem depender de mais ninguém, o que ela alega ser a melhor saída para ter desempenho melhor. Depois de testar os drives 840 Series, ficou a sensação de que a Samsung tem algo especial aqui.

Assim como o Corsair Neutron GTX, o 840 Pro vem em um chassis de 7mm e usa flash NAND em modo alternado, embora sua construção use um processo menor, de 21nm em vez do de 24nm do da Corsair (que é feito pela Toshiba). A Samsung também usa uma controladora multi-core, permitindo maior eficiência na medida em que o drive é preenchido. Os drives são, na realidade, bem próximos em termos de construção e especificações, então o desempenho similar não chega a ser uma surpresa.

Embora os dois drives tenham ficado próximos em desempenho nos benchmarks, o da Samsung teve uma pequena vantagem em praticamente todos os testes que executamos. Nos testes de leitura e escrita sequenciais, o 840 nos entregou os resultados mais rápidos que já vimos, com os concorrentes mais próximos sendo o Neutron GTX e o SandForce Patriot Pyro SE. Em nossos testes de 32 comandos em lista, o Samsung também triunfou sobre o GTX, mas perdeu de drives baseados no SandForce que, aqui, dá de ombros para todos os outros. Esses foram os únicos testes onde o 840 falhou em estabelecer um novo recorde.

No teste final, o Samsung 840 Pro levou o caneco em sete dos nove benchmarks, então parece que ele toma do seu antecessor o posto na lista do Melhor dos Melhores. A Samsung ainda diz que este drive tem boa eficiência energética e é “robusto”, o que é uma boa notícia, mas no fim das contas é apenas a cerejinha no bolo.

Veredito do novo SSD da Samsung.

US$ 270, samsung.com

Benchmarks dos novos SSDs.

A Maximum PC traz as últimas novidades, reviews e tutoriais para PC.