_Fotografia

Os poderes insanos da lendária lente Zoom-Nikkor 1200-1700mm de US$ 75 mil

Olhe esse zoom insano que US$ 75 mil em vidro lhe dava nos anos 1990. É o trabalho da lente Zoom-Nikkor 1200-1700mm f/5.6-8P IF-ED, 18 elementos construídos em um corpo que parece mais um lança-mísseis de ombro. O negócio tem quase 90 cm de comprimento e diâmetro máximo de 23,7 cm. E é pesado: 16 […]

Três níveis de zoom, a 130 metros.

Olhe esse zoom insano que US$ 75 mil em vidro lhe dava nos anos 1990. É o trabalho da lente Zoom-Nikkor 1200-1700mm f/5.6-8P IF-ED, 18 elementos construídos em um corpo que parece mais um lança-mísseis de ombro.

O negócio tem quase 90 cm de comprimento e diâmetro máximo de 23,7 cm. E é pesado: 16 kg!

Quando foi usada pela primeira vez em 1990 (no estádio Koshien), a Zoom-Nikkor 1200-1700mm tinha “a maior distância focal de qualquer lente de zoom para câmeras no formato 35mm.”

Na foto acima, você pode ver a mesma cena tirada com uma 50mm (no topo, à esquerda) e com a lente de 1200-1700mm, tudo feito a 130 metros das duas mulheres.

A história da sua criação, segundo a Nikon:

“No Estádio Koshien, os assentos dos fotógrafos estão situados próximos à parte de trás da tela no centro do campo para permitir que os fotógrafos capturassem a parte central do campo [de baseball], que fica a 130 metros. Dessa posição é preciso uma distância focal de 1200mm para capturar o campo, o apanhador e o rebatedor no enquadramento, e uma distância focal de 1700mm para fazer uma foto com enquadramento total do batedor. Em resumo, a 1200-1700mm foi desenvolvida para tirar fotos dos assentos de fotógrafos do estádio Koshien.

Nos anos 1980, uma empresa rival estava fazendo uma lente telefoto de 120mm f/5.6. Os jornais estavam começando a trocar suas câmeras pelas feitas por essa empresa para usar a lente em suas coberturas de baseball no Koshien.

Em maio de 1989, a Nikon correu para dar início ao desenvolvimento da sua própria super lente telefoto para o estádio Koshien. A empresa decidiu terminar o protótipo em março de 1990, em resposta aos pedidos fervorosos dos jornais.”

A Nikon diz que aquela lente “recuperou a reputação da marca Nikon em termos de fotografia jornalística.” O que é mais interessante, porém, é a sua alegação de que as SLRs digitais mataram essas lentes porque agora “as imagens podem ser facilmente recortadas e a qualidade é alta, mesmo usando configuração ISO elevada.” [Nikon via Photography Bay]

Sair da versão mobile