Ouro e titânio: veja a nova tecnologia para driblar os óculos embaçados
Chega de receitas caseiras para óculos embaçados. Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa ETH Zurich, na Suíça, desenvolveu um revestimento para impedir que o ar condense nas lentes no frio.
Os resultados foram publicados na segunda-feira (12) na revista Nature Nanotechnology, depois de três anos de pesquisa.
Trata-se de um revestimento capaz de absorver a radiação infravermelha do sol e, assim, aquecer o vidro das lentes em até 8ºC.
O aumento de temperatura evita a condensação de ar e o embaçamento dos óculos – um movimento bem parecido com as janelas aquecidas dos carros em dias frios.
O mais impressionante é que o aquecimento acontece por causa dos materiais instalados nas lentes dos óculos: são nanopartículas de ouro entre duas camadas de óxido de titânio.
Todo o revestimento não chega a 12% da espessura de uma folha de ouro, que não passa de 0,0002 centímetros de grossura. Ou seja, essas nanopartículas são completamente transparentes.
Como são nanopartículas de ouro, o revestimento não tende a ser muito caro, disseram os pesquisadores do jornal britânico The Guardian. Mas os cientistas já anunciaram que procuram por materiais de menor valor para popularizar o revestimento mais rápido.
Segundo a equipe de cientistas, o método que evita óculos embaçados também pode ajudar que pára-brisas de carros no futuro.