Faz três anos que a Microsoft jogou fora a interface antiquada do Hotmail e lançou ao público o Outlook.com. Agora, o webmail vai ganhar uma enorme leva de novidades, que o integra ainda mais aos serviços da Microsoft.
>>> Por que a Microsoft está matando a marca Hotmail
>>> Como conquistar sua caixa de entrada de uma vez por todas
O Outlook.com continua gratuito, mas está se aproximando do novo Outlook para desktops, e por isso eles têm alguns recursos em comum.
Um deles é o Email secundário (Clutter em inglês): a Microsoft usa aprendizagem de máquina para mover mensagens de baixa prioridade para uma pasta. Ele detecta quais tipos de mensagem você lê com menos frequência, incluindo fatores como o remetente; se você é o único destinatário; e a importância do e-mail.
Este é um filtro adicional para suas mensagens, que você pode treinar: caso ele mova algum e-mail importante, basta clicar em “Não marcar como Email secundário”. Também é possível desativá-lo, claro.
Outra novidade é o suporte a suplementos: pequenas ferramentas que ajudam na hora de lidar com seus e-mails. Por exemplo, um suplemento detecta endereços na mensagem e mostra um mapa do Bing Maps; enquanto outro detecta horários e datas para acrescentar ao calendário. Também haverá suporte a add-ins de terceiros, como Uber e PayPal.
Agora você pode abrir um anexo direto no Outlook.com: por exemplo, é possível ver – e editar! – arquivos do Word, Excel e PowerPoint sem sair da caixa de entrada. Isso também funciona com fotos.
Ao anexar arquivos, você pode convertê-los em um link para o OneDrive: dessa forma, seu destinatário recebe acesso e vocês podem editar o arquivo simultaneamente, através da nuvem. A experiência no Skype também é mais integrada. (O suporte ao chat do Facebook e Google Talk foi removido, devido à morte do protocolo aberto XMPP.)
Você pode fixar mensagens no topo da caixa de entrada, além de sinalizá-las (clicando na bandeirinha) para lidar com elas depois, assim como no Outlook para desktop. E você pode alterar a interface com 13 novos temas.
A experiência também mudou na hora de compor e-mails. Você pode fazer isso em uma nova janela; colar imagens direto no corpo da mensagem; e enviar a prévia de um link – como um vídeo do Vimeo ou YouTube – ao colá-lo no texto. No geral, estas são coisas que vimos no Gmail há alguns anos.
O calendário também ficou mais bonito, com barras laterais para exibir detalhes dos seus compromissos sem levar você para outra tela (como é hoje).
Esta atualização foi lançada esta semana em versão Preview para um pequeno grupo de usuários. Segundo a Microsoft, você poderá ativá-la manualmente “nas próximas semanas”.
E há outra novidade: se você usa o Outlook.com e quer pedir algum recurso novo, basta ir ao Outlook UserVoice. Lá, também é possível votar nas ideias que você mais gosta: por exemplo, integrar uma lista de tarefas à interface, e remover os anúncios para quem é assinante do Office 365. [Office Blogs]