O Hotmail é o serviço de e-mail mais usado do mundo, mas está perdendo espaço. A Microsoft, em vez de apenas melhorá-lo, resolveu matar a marca Hotmail. O motivo: até a Microsoft sabe que endereços @hotmail.com são meio vergonhosos. Mas atenção: você não precisa mudar de endereço para aproveitar o Outlook.com.

Em breve só restarão endereços @hotmail.com para lembrar o serviço lançado em 1996: a Microsoft quer acabar com essa marca. Por quê? De acordo com a comScore, o Hotmail tem 320 milhões de usuários ao redor do mundo, à frente do Yahoo! Mail e Gmail. Só que esse número vem caindo ao longo dos anos. Nos EUA, o Hotmail amarga um terceiro lugar.

Para firmar a presença da Microsoft na internet, a empresa entendeu que a marca Hotmail atrapalha mais do que ajuda. Dharmesh Mehta explica à Geekwire:

“Nós realmente queríamos ter um e-mail da Microsoft”, disse Mehta. “Acreditamos que isto ajuda e simplifica.”

Ao mesmo tempo, ele reconhece os desafios de marca enfrentados pelo Hotmail. “Para algumas pessoas, a pergunta não era: ‘Eu vou para o Hotmail.com?’ Era: ‘Eu colocaria @hotmail no meu currículo?’ “, ele disse. Mas quando se trata de @outlook.com, ele acrescentou, “as pessoas amam a marca”.

Ou seja, a própria Microsoft sabe que a marca Hotmail é um pouco vergonhosa. Eles já melhoraram o serviço antes, mas isso não resolveu o problema de imagem. Então eles acabaram com a marca e usaram outra, mais consolidada.

Continue usando @hotmail.com se quiser

Mas atenção: você pode continuar usando seu @hotmail.com à vontade, e aproveitar a nova interface do novo Outlook. O endereço @outlook.com é opcional: você só muda se quiser. E você não perde nada ao experimentar o novo serviço. Segundo a Microsoft:

Se você é um usuário do Hotmail… seu endereço de e-mail, senha, contatos, e-mails antigos e regras permanecem inalterados, e você pode enviar/receber e-mail do seu endereço @hotmail.com ou @msn.com ou @live.com. Você terá tudo isso no preview da nova interface do Outlook.com. Você também pode acrescentar um endereço Outlook.com à sua conta, se você quiser.

A Microsoft também explica que, mesmo quando o Outlook.com estiver finalizado, você poderá continuar usando seu e-mail antigo. Mudar um endereço que você usa há anos é complicado. Felizmente, a Microsoft não exige isto.

Um milhão

Mas muitos decidiram experimentar o novo serviço. Em cerca de seis horas, o Outlook.com ultrapassou um milhão de cadastros. Sim, muitos provavelmente estavam reservando seus nomes (como eu!), para não serem obrigados a criar endereços do tipo fulaninho5947@outlook.com. Mas é um bom sinal do interesse que um e-mail da Microsoft pode gerar.

Por enquanto, eu permaneço no Gmail. Você pretende mudar? Já mudou?

[Outlook Blog; GeekWire; @Outlook via TNW]