_Ciência

OVNIs: NASA convoca ex-astronauta e 15 especialistas para investigações

Pela primeira vez, NASA reúne grupo independente para investigar cientificamente avistamentos atribuídos a OVNIs. Equipe conta com astronauta recordista, cientistas e especialistas em tecnologia espacial

OVNIs: NASA convoca ex-astronauta e 15 especialistas para investigações

Imagem: Unsplash/Reprodução

Nesta segunda-feira (24), a NASA deu início a um estudo independente sobre fenômenos aéreos não identificados – mais conhecidos como “OVNIs”. O objetivo é analisar avistamentos que não é possível atribuir a aeronaves ou a fenômenos naturais conhecidos.

O estudo foi anunciado pela primeira vez em junho. Na época, a agência foi categórica ao afirmar não haver evidências de que fenômenos registrados nos últimos meses sejam de origem extraterrestre. Por outro lado, a NASA disse que a maioria dos avistamentos de OVNIs produz dados muito limitados, tornando difícil tirar conclusões científicas sobre a natureza deles.

A questão dos OVNIs virou um assunto de segurança nacional para o governo dos EUA – com autoridades chegando a sugerir que parte deles poderia representar alguma ameaça ou mesmo que podem ser de origem não-humana. No caso da NASA, ela se preocupa em garantir a segurança de suas aeronaves e veículos espaciais.

“Explorar o desconhecido no espaço está no centro de quem somos na NASA. Entender os dados que temos em torno de fenômenos aéreos não identificados é fundamental para nos ajudar a tirar conclusões científicas sobre o que está acontecendo em nossos céus”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

A ideia é que o estudo leve cerca de nove meses para ser concluído, e inclui o uso de inteligência artificial e tecnologia de aprendizado de máquina para analisar os dados. Um relatório final deve ser divulgado publicamente em 2023.

Para o estudo, a NASA reuniu uma força-tarefa com alguns dos principais cientistas do mundo, profissionais de dados e inteligência artificial, especialistas em segurança aeroespacial, além de um astronauta. Confira a lista dos 16 selecionados para estudar os OVNIs:

Sair da versão mobile