Padre Marcelo em “Diablo 4” e Agostinho em “GTA 6”: as petições mais inusitadas dos games
Nesta semana, um abaixo-assinado que pede o padre Marcelo Rossi no jogo “Diablo IV”, da Blizzard, se tornou um assuntos popular nas redes sociais. Achou estranho? A ideia dos jogadores é associar o padre cantor, que gosta de academia e tem um físico de respeito, com um dos personagens jogáveis fortões do game.
Essa não é a única petição inusitada feita por jogadores brasileiros. Outros personagens, como Agostinho Carrara, da série de comédia da Globo “A Grande Família”, por exemplo, já viraram alvo de pedidos para integrar franquias famosas.
Normalmente, as campanhas reúnem assinaturas no portal Change.org, que foi fundado em 2007, mas que passou a funcionar no Brasil oficialmente em 2012. O site oferece possibilidade de criar abaixo-assinados gratuitamente e sem muita complicação. Por isso, é um dos favoritos dos brasileiros para iniciar campanhas — principalmente as bem humoradas.
Abaixo listamos as petições mais inusitadas iniciadas por gamers brasileiros:
Padre Marcelo Rossi em “Diablo IV”
O abaixo assinado mais recente pede que padre Marcelo Rossi seja adicionado como personagem em Diablo IV. A petição é originalmente de 2021, mas voltou à tona na última semana e já conta com quase 6.000 assinaturas de jogadores que desejam ver o religioso, que uma das maiores personalidades brasileiras, no game.
Embora inusitada, a ideia é até coerente, colocar um líder católico para derrotar demônios no Santuário, mundo onde se passa o jogo. A petição ainda faz referência ao porte físico do padre, que, além de cristão fervoroso, é conhecido por ser entusiasta da musculação. Na descrição da petição, o criador colocou a seguinte frase: “O santíssimo tá imenso, pronto pra descer a lenha nos demônios”. Genial.
Agostinho Carrara em “GTA 6”
Outra campanha bem-humorada dos brasileiros pedia pela presença de Agostinho Carrara, personagem interpretado pelo ator Pedro Cardoso em “A Grande Família”, em GTA 6. A petição teve seu auge de popularidade em 2019 e surgiu como um meme na internet.
Ela ganhou bastante força em meio a rumores de que o jogo se passaria no Brasil. Esta informação — que nunca foi confirmada — encorajou muitos fãs da franquia e do seriado da Rede Globo a assinarem a petição. Vale destacar que na descrição, o criador do abaixo-assinado também pede pela presença de Beiçola, imortalizado pelo ator Marcos Oliveira.
Racha-Cuca em “Red Dead Redemption 3”
Em 2020 foi iniciada uma petição para que Racha-Cuca, vilão do Chapolin Colorado, seja o protagonista do próximo game da franquia Red Dead Redemption. Os apoiadores da campanha defendem que é totalmente plausível que o temido pistoleiro esteja no game com temática western da Rockstar.
O personagem foi interpretado pelo ator mexicano Ramón Valdés, famoso por viver Senhor Madruga na série Chaves, e era figura recorrente como antogonista do herói vivido Roberto Gómez Bolaños nos episódios de velho oeste.
Chorão em “Tony Hawk’s Pro Skater 1+2”
Quando a Activision anunciou uma versão remasterizada dos dois primeiros jogos da franquia “Tony Hawk’s Pro Skater”, os fãs brasileiros iniciaram uma petição para que Chorão, líder e vocalista do Charlie Brown Jr. estivesse no game como personagem jogável.
Além do abaixo-assinado no Change.org, a campanha foi apoiada por nomes de peso, como o skatista brasileiro Bob Burnquist, que faz parte da série desde as versões clássicas.
No fim das contas, o rockeiro de Santos não apareceu como um personagem no título, mas recebeu uma bela homenagem dos desenvolvedores do jogo. O game lançado em 2020 adicionou a música “Confisco”, lançada em 1999, na trilha oficial do jogo, que também conta com faixas de artistas gigantes como Dead Kennedys, Rage Against The Machine e Papa Roach.