Toda casa agora pode ter uma vista do céu azul, mesmo que o tempo lá fora esteja nublado, ou mesmo se for meia-noite – tudo graças a este painel de LED que reproduz um céu sem nuvens. Ele fará você sentir como se estivesse banhado pela luz do sol.

O painel na verdade imita a atmosfera da Terra, um coquetel especial de nitrogênio, oxigênio e outros gases que faz o nosso céu parecer azul. Usando um LED branco por trás de uma tela de polímero, revestida em nanopartículas de dióxido de titânio, esta janela é capaz de reproduzir a dispersão de Rayleigh – isto é, o processo que separa as partículas de luz entre o “azul” do céu e o “amarelo” do sol para os nossos olhos.



coelux (1)

O conceito foi desenvolvido por Paolo di Trapani, professor de ótica e física experimental, e uma equipe da Universidade de Insubria na Itália, e agora está sendo fabricado sob o nome CoeLux. (Estas imagens vêm do site da empresa, que afirma: todas são fotografias reais e sem retoques.)

A empresa tem diferentes produtos que procuram imitar, com precisão, a luz do sol em diferentes latitudes. O Coelux 60 copia os trópicos com luz vertical de alto contraste; há o CoeLux 45, com um tom mais equilibrado do Mediterrâneo. E, finalmente, a versão nórdica CoeLux 30, para um brilho mais quente e mais lateral.

coelux (2)

Este painel pode ajudar a tratar pessoas com depressão invernal, um transtorno emocional que ocorre durante estações frias em certos países, provavelmente devido à falta de luz solar Mas a CoeLux também sugere algumas outras aplicações interessantes.

O painel poderia ser instalado em edifícios localizados em cidades poluídas, para quem estiver dentro admirar um céu azul. Ou um local deprimente de trabalho poderia receber esta luz “solar”, para ver como isso melhora a produtividade. Restaurantes sem janelas poderiam oferecer “mesas ao ar livre”, e apartamentos escuros de repente saltariam em valor.

coelux (3)

E, dependendo do painel, ele pode simular condições de tempo diferentes, como um pôr do sol ou um céu nublado de tempestade – além de fornecer ​​dias intermináveis de sol.

Por enquanto, o CoeLux está em fase de protótipo, com 1,8 m de comprimento e 85 cm de largura. Ele foi apresentado em março em um evento na Alemanha. Os painéis devem chegar em breve ao mercado, ainda sem preço definido. [CoeLuxCORDISNew Scientist]