País de Gales implora aos fãs de “Harry Potter” que não deixem meias para Dobby na praia

O comunicado pede para que os fãs da saga "Harry Potter" que visitam a praia parem de acumular lixo e ajudem a preservar a vida marinha
Harry Potter

A idolatria dos fãs pela saga Harry Potter está presente até hoje, e parece que agora passou dos limites. Isso porque, a National Trust Cymru, associação nacional do País de Gales encarregada em preservar a praia de Freshwater West, emitiu um comunicado pedindo que os admiradores do bruxinho parem de jogar meias na praia que serviu como local de descanso para Dobby, o elfo doméstico.

Para quem não entendeu nada e está moscando, o Giz explica! O espaço serviu como o local de filmagem da última cena Dobby, elfo do protagonista que morreu no sétimo filme da sequência, em “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”, lançado em 2010. Na franquia, os elfos domésticos só são liberados da servidão após ganharem roupas usadas de seus donos.

Por isso, no segundo filme da franquia, “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002), Harry engana Lúcio Malfoy, o então ‘dono’ de Dobby, ao entregar uma meia, a fim de libertar o elfo. Sendo assim, Dobby oferece sua eterna devoção e amizade ao bruxinho. Na cena, ele cria uma relação com o personagem que se estenderá até o fim.

No entanto, no último filme, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, Dobby é morto por Bellatrix Lestrange, que o atinge com uma adaga. A cena foi gravada na praia de Freshwater West, e por isso os fãs tem a intenção de deixar uma meia por lá, em homenagem ao personagem. Nos anos seguintes à exibição do filme, o túmulo do personagem fictício se tornou uma espécie de ponto turístico para os fãs da saga escrita por J.K. Rowling e muitos deixando suas peças de roupa na praia.

O comunicado pede então para as pessoas que visitam a praia parem de acumular lixo e ajudem a preservar a vida marinha.“O Trust está pedindo aos visitantes que tirem fotos apenas ao visitar o memorial para ajudar a proteger a paisagem mais ampla”, diz o documento. “Itens como meias, bugigangas e lascas de tinta podem entrar no ambiente marinho e colocar a vida selvagem em risco”.

https://twitter.com/pembsweloveit/status/1183088473592479744?s=20&t=EPD9iPbYSN-L12K2vQSf6Q

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a mesma instituição emite tal comunicado. Em maio deste ano, eles já tinham se pronunciado a respeito do fluxo intenso de pessoas e da transformação das medidas de preservação (via BBC). “Nos últimos anos, vimos um aumento de visitantes que desejam experimentar tudo o que Freshwater West tem a oferecer, incluindo sua bela praia”, informou o National Trust no País de Gales.

“Adoramos receber as pessoas no local, mas o aumento de visitantes significa que suas instalações e infraestrutura estão sob pressão ainda maior. Queremos que todos tenham uma experiência agradável e segura, ao mesmo tempo que garantimos o cuidado desta paisagem especial para as gerações futuras”. Veja o vídeo da BBC, que mostra a situação do local:

“Harry Potter” arrecadou US$ 7,7 bilhões é uma das franquias mais populares e bem-sucedidas da história do cinema. Atualmente, todos os filmes da saga podem ser vistos na íntegra graças ao catálogo da HBO Max.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas