Automatizar a cobrança das suas compras no mercado é bastante conveniente e parece ser um interesse real para muitas empresas. Depois da Amazon anunciar a abertura de uma mercearia física que dispensa o caixa, a Panasonic apresentou uma solução similar. No caso da companhia japonesa, se trata de uma máquina que detecta os itens que você pegou no mercado, faz as contas e já deixa tudo empacotado para levar para casa.
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Segundo o Wall Street Journal, o sistema da Panasonic utiliza um cesto que analisa os itens embalados com etiquetas eletrônicas. Quando o consumidor vai fazer o pagamento, as compras são colocadas numa sacola plástica.
Ao contrário do sistema da companhia americana – onde o pagamento é feito pelo cartão de crédito, por meio da conta da Amazon – a solução da Panasonic pode ser mais interessante para os mercados onde o dinheiro vivo ainda está muito presente. Além disso, ela não exclui pessoas que não estão com um smartphone em mãos.
“Precisamos de uma boa solução para os consumidores que não gostariam de ter um sistema completamente digital”, disse Yasuyuki Fukui, executivo de desenvolvimento de negócios da Panasonic, ao Wall Street Journal.
A vigilância nesse sistema também é bem menor do que na proposta da Amazon, que utiliza “visão computacional, fusão de sensores e aprendizagem profunda” para “detectar automaticamente quando produtos são tirados ou devolvidos às prateleiras e os monitora por meio de um carrinho virtual”.
O conceito da Panasonic está em testes numa loja de conveniências em Osaka, no Japão. Os testes devem terminar em fevereiro e a companhia pretende fazer um lançamento maior em 2018, se essa fase for bem sucedida.
[The Verge via Wall Street Journal]
Imagem: Pin Add/Flickr.