Se você tem inveja do traje de Homem de Ferro do Tony Stark, mas não tem bilhões de dólares para construir o seu próprio, um grupo de pesquisadores japoneses criou uma alternativa mais barata e discutivelmente mais útil: um par extra de braços robóticos que pode te ajudar quando seus próprios membros estão ocupados.

• Robôs começaram a ensinar novas habilidades a outros robôs
• Tente não se agoniar com este robô participando do jogo da faca

Desenvolvido no Laboratório Inami Hiyama, na Universidade de Tóquio, junto com pesquisadores da Universidade Keio, o MetaLimbs será oficialmente revelado na conferência Siggraph 2017, embora este vídeo nos dê nossa primeira observação de como os braços funcionam.

Em vez de usar controle mental ou tentar dar aos braços algum nível de autonomia e inteligência para que saiba o que o usuário quer que eles façam, os membros extras imitam os movimentos das pernas do usuário. O equipamento de rastreamento de movimento acoplado aos pés e joelhos traduz diretamente os movimentos de perna do usuário para os braços, dando à pessoa um controle preciso sobre seus novos membros auxiliares.

A abordagem utilizada traz, sim, algumas complicações em termos de usar os braços enquanto caminha: você simplesmente não consegue. E pode esquecer a ideia de usá-los para subir ao topo dos rankings de UFC.

Essa está longe de ser a primeira tentativa de criar um membro humano artificial, mas experiências anteriores focaram em substituir braços ou pernas que haviam sido perdidos em combate ou por razões médicas. Em comparação, o MetaLibs é meio que uma criação supérflua, usada principalmente por conveniência. Mas a pesquisa quase certamente vai beneficiar aqueles que estão desenvolvendo membros de reposição também, considerando a abordagem nova de como esses braços podem ser controlados com precisão.

Não dá para antecipar o quão longe esses pesquisadores planejam chegar com sua brilhante criação, mas, na próxima vez em que você se vir forçado a trabalhar durante seu horário de almoço, apenas imagine o quão maravilhoso seria ter um par extra de braços, permitindo que você saboreie seu sanduíche e sua bebida sem ter que tirar suas mãos de verdade do teclado.

[YouTube via Prosthetic Knowledge]

Imagem do topo: Reprodução