Um novo vidro para celulares promete proteger os aparelhos de quedas e pancadas mais bruscas. O Gorilla Glass Victus 2, da empresa Corning, foi desenvolvido para suportar impactos contra superfícies ásperas, como asfalto e concreto.
Os testes foram feitos com alturas de até dois metros em asfalto e um metro em concreto. De acordo com a empresa, os smartphones que vierem com o recurso serão menos suscetíveis a arranhões. Hoje, os aparelhos celulares são quase 15% mais pesados e os tamanhos de tela até 10% maiores do que os de quatro anos atrás, aumentando as chances de danos.
Os primeiros aparelhos com a tecnologia chegam em 2023. Atualmente, celulares com os revestimentos Gorilla Glass Victus e Gorilla Glass Victus Plus – como o Galaxy S22 – já estão disponíveis no mercado.
Ainda não se sabe quais smartphones irão contar com a proteção. Entretanto, marcas como como Asus, Motorola, Samsung e Xiaomi já usam a tecnologia da Corning. A novidade também pode servir para relógios inteligentes.
O futuro dos celulares
Com a descobertas de novas tecnologias, os dias de celulares com telas rachadas podem estar contados. Em 2021, uma equipe de pesquisadores descobriu uma nova forma de produzir vidro para próxima geração de LEDs, com uma resistência maior para telas de smartphones, televisão e computador.
Feitos de nanocristais de perovskita, os materiais emissores permitem a fabricação de telas de vidro que não só são inquebráveis, mas também proporcionam uma qualidade de imagem cristalina.