Nós todos sabemos que o Japão é louco por celulares, navegando pela Internet via celular mesmo antes de sermos sequer um vislumbre aos olhos 3G. Mas o fenômeno vai além da Internet – é sobre o e-mail.

A NPR recentemente levou ao ar um programa interessante explorando o uso do celular no Japão. Neste programa, Satoshi Tanaka, um guru de conteúdo/portal de celular, mencionou uma diferença bastante fundamental entre o Japão e os EUA em relação ao e-mail:

Quando você diz ‘e-mail’ para os jovens de hoje, eles nunca pensam nos e-mails que você envia pelo computador. Para eles, e-mails por celular são e-mails. Tem até aqueles usuários que dizem “ah, eu não sabia que você também podia mandar e-mail por computador”.

 

Mesmo com o advento dos smartphones QWERTY, eu acredito que a maioria de nós vê os e-mails por celular como secundários, ou pelo menos uma parte do importante equilíbrio com os nossos e-mails por computador. Mas quando deparado com bloqueios dos caras do TI da empresa, eu poderia passar a enxergar os celulares como a principal fonte tanto de e-mail pessoal quanto de navegação pela Internet. [NPR e Getty Images — Valeu, Ponies!]