Tecnologia

Parece 1º de abril, mas é real: Google lança chapéu teclado funcional

Gboard CAPS não será vendido pelo Google, mas você pode construir e personalizar o chapéu teclado em casa; veja o vídeo
Imagem: Google/Divulgação

O Google do Japão criou um teclado um tanto peculiar: o Gboard CAPS. Diferentemente de tudo que você já viu na vida, o periférico é utilizado na cabeça e conta com sensores para escolher os caracteres. O acessório ainda dita a próxima tendência da moda graças ao formato discreto de tecla.

Em um vídeo bem-humorado, os responsáveis pelo projeto explicam que estavam “quebrando a cabeça” para criar um teclado mais portátil e estiloso”. Até que uma ideia “clicou na cabeça” dos desenvolvedores e surgiu o vestível que também parece um boné.

Além do seu visual diferentão, o chapéu conta com um giroscópio interno para interagir com o celular via Bluetooth. Dessa forma, os usuários só precisam virar para a esquerda ou direita para escolher uma letra. Ou, no caso do japonês, uma sílaba do hiragana ou katakana.

E o que acontece após a seleção? Bem, o que se faz em qualquer teclado: você só precisa apertar a tecla. Aliás, ele faz até um barulhinho de clique quando o usuário pressiona o topo do chapéu.

“Também prestamos atenção ao som da tecla. Quanto mais digitar, talvez outras pessoas possam escutar seu pensamento”, brincou um dos desenvolvedores do projeto.

Gboard CAPS com Caps Lock (Imagem: Divulgação/Google)

Gboard CAPS com Caps Lock (Imagem: Divulgação/Google)

Chapéu do Google tem Caps Lock para deixá-lo mais firme

O Gboard CAPS também conta com extensões para otimizar o seu uso. Entre os acessórios adicionais, está o módulo “Caps Lock”, que adiciona alças no chapéu para deixá-lo bem preso na cabeça. Assim, você não terá riscos de perder o seu teclado durante uma ventania, por exemplo.

As vantagens não param por aí. O teclado tem mil e uma utilidades, e até esconde o cabelo bagunçado em uma reunião de trabalho. Em dias de calor, a aba te protege e te ajuda a digitar mesmo debaixo do sol.

Apesar de tamanha inovação, o Google informou em seu blog que não pretende lançar comercialmente o Gboard CAPS. Mas disponibilizou um repositório do GitHub para que qualquer pessoa possa criá-lo, desde que tenha o conhecimento e os equipamentos necessários em casa.

Você também pode experimentar o chapéu na sua cabeça com realidade aumentada ou baixar o wallpaper temático. Veja o vídeo de apresentação do chapéu teclado:

Assine a newsletter do Gizmodo

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas