Os parquímetros criam campos magnéticos capazes de registrar a massa metálica dos veículos. Eles possuem uma ligação direta com o computador da polícia.

Com um mecanismo adotado por cidades como Issy-les-Moulineaux na periferia de Paris, os carros podem ficar 20 minutos estacionados gratuitamente. Se permanecerem mais tempo, o parquímetro inteligente envia uma mensagem para uma sala de controle da polícia, que alerta um responsável pelos telefones móveis um quarto de hora mais tarde.

Para piorar ainda as coisas, Claude Zandona, o homem por trás da fabricante destes parquímetros inteligentes, pensa em um sistema no qual os usuários pagariam usando um número de identificação armazenado dentro dos seus celulares. O sistema primeiramente o enviaria uma mensagem de texto alertando sobre o tempo e em seguida uma notificação de que você foi multado. As multas podem ser enviadas diretamente para a sua porta – tornando toda a idéia daqueles emissores automáticos de multa algo obsoleto. [Times Online via CNET]