Após meses de testes em mercados selecionados, os “canais” do WhatsApp foram liberados em cerca de 150 países, incluindo o território brasileiro. A novidade mais recente da plataforma permite o compartilhamento massivo de informações com um número ilimitado de pessoas.
Um recurso parecido já está disponível no dispositivo russo Telegram há algum tempo, mas a versão do mensageiro da Meta conta com algumas camadas extras de privacidade.
Um bom exemplo disso é o fato de todas as informações dos participantes dos canais serem protegidas e inacessíveis aos administradores. Além disso, os integrantes não têm acesso aos canais que seus contatos participam.
“Nosso objetivo é criar o serviço de mensagens partilhadas mais privado no mercado. Os canais estão separados das suas conversas e nenhum dos outros seguidores vai poder ver quem segue. Também protegemos as informações pessoais de administradores e seguidores”
Os usuários podem ficar despreocupados com excesso de notificações, uma vez que os canais são silenciados por padrão. No entanto, se sentirem necessidade, poderão habilitar os alertas nas configurações do aplicativos.
De acordo com uma postagem no blog do WhatsApp, o recurso será útil para que formadores de opinião, clubes esportivos e atletas possam se conectar com seu público alvo de maneira simples. A ferramenta também é interessante para que grupos dom interesses em comum tenham um novo método de compartilhamento de informações relevantes
Confira como criar um canal nas versões mobile e web WhatsApp:
Android e iOS
- O primeiro passo é certificar-se de que o aplicativo já está atualizado;
- Depois é necessário tocar no ícone “+” e selecionar “Novo canal”;
- Feito isso, a próxima etapa é tocar me “começar” e seguir as instruções exibidas na tela;
- O último passo é definir um nome para o canal — é possível alterá-lo sempre que o administrador quiser.
Versão Web
- A primeira etapa é clicar no ícone de canais;
- Depois basta tocar no ícone “+”;
- Na página seguinte, os usuários devem tocar em “Criar canal”.
- Por fim, basta seguir as instruções na tela e escolher um nome para o canal.