Uma patente solicitada pela Nike mostra um novo “elemento transportador rotativo” projetado para ajudar as pessoas a colocarem seus sapatos. Basicamente, é uma mini esteira rolante.

• Estudo financiado pela Nike mostra que calças de compressão são inúteis
• A tecnologia por trás do tênis da Nike que se amarra sozinho pode antecipar o que vem por aí
• Preço do tênis que se amarra sozinho vai te convencer a continuar com método tradicional

O dispositivo proposto se trata de uma correia transportadora embutida na palmilha do calçado, “configurada para engatar de forma rotativa uma parte do corpo do usuário à medida que o pé entra no espaço e atrai o pé para dentro”, de acordo com a patente que foi encontrada pelo Digital Trends.

Aqui está um rascunho da patente:

Ilustração: Nike US Patent Office

A patente sugere que essa esteira deve ser motorizada e “acoplada a um mecanismo de ativação, como um interruptor ou mecanismo para detectar a presença de um pé”. O documento ainda menciona a possibilidade de uma bateria recarregável a partir de um gerador de energia cinética, “como um gerador piezoelétrico ou outro mecanismo adequado de geração de energia”.

Se trata apenas de um conceito, mas o dispositivo poderia ser bem recebido por consumidores que têm dificuldade em colocar os sapatos à moda antiga devido a, digamos, uma lesão, artrite, ou paralisia cerebral.

Isso ainda está no campo da ideia, é apenas uma patente. Logo, não há previsão sobre quando a Nike lançaria um tênis com a tecnologia, nem se realmente utilizará a ideia no futuro.

[Digital Trends]

Ilustração do topo: Nike US Patent Office