Hoje em dia, há muitas tecnologias para fazer pagamentos: desde os tradicionais cartões até alternativas como NFC. Há um forte concorrente a ele, no entanto: o Bluetooth Low Energy (BLE). E além da Apple, o PayPal está apostando nele.

O PayPal Beacon permite que o usuário pague por itens mesmo sem sacar a carteira ou o smartphone do bolso. Faça seu pedido, e o valor é descontado direto da sua conta do PayPal. Mas como?

Funciona assim: a loja instala um receptor BLE, com baixo consumo de energia, em uma tomada. Ele então se conecta ao equipamento de ponto de venda via Wi-Fi.

paypal beacon

O usuário entra na loja com seu smartphone no bolso, com o app do PayPal já instalado. Da primeira vez, você precisa fazer check-in na loja, autorizando pagamentos via Beacon: seu smartphone recebe uma notificação, tocando/vibrando no bolso. Das próximas vezes, ele se conecta automaticamente ao receptor BLE.

Dessa forma, seu smartphone pode realizar pagamentos sozinho. Para pagar, um funcionário da loja informa o valor, e pergunta a você se pode realizar a transação – a confirmação é apenas verbal. O recibo é enviado para você por e-mail.

Claro, você precisa antes ativar essa função no app. E o PayPal diz que os usuários podem escolher quais lojas serão adicionadas a uma lista segura – são as que você mais confia – enquanto outras precisarão que você confirme o pagamento.

Isso permite algumas coisas bem bacanas. Em um restaurante, você pode receber a conta e ir embora, sabendo que fez o pagamento (e quanto você gastou). E você também pode fazer pedidos – de comida para viagem, por exemplo – direto do celular; você será cobrado quando buscar a encomenda.

paypal beacon 2

David Marcus, presidente do PayPal, obviamente está encantado com o serviço: “Basta caminhar em uma loja e, como mágica, quando você estiver pronto para pagar, o dinheiro é transferido de forma segura. Sem carteira. Sem cartão. Nada a fazer. Nem mesmo tocar o celular.”

Vale notar que a ideia não é nova: o Square, forte concorrente do PayPal, tem um serviço semelhante. Com o Pay with Square, o smartphone localiza você através de GPS e Wi-Fi e permite realizar pagamentos. No entanto, isso consome muita bateria do celular – ao contrário do BLE.

Por outro lado, apenas alguns dispositivos são compatíveis com BLE. Entre eles, temos o iPhone 4S/5, Samsung Galaxy S3/S4, Nokia Lumia 620/820/920 e o Blackberry Z10/Q10. Caso o smartphone não seja compatível, ele não recebe nenhum aviso de pagamento hands-free e não pode utilizar o serviço.

O projeto piloto do PayPal Beacon começa no quarto trimestre, e deve ter lançamento amplo em 2014. [TechCrunch; PayPal via Engadget]