Lembra quando a Leeloo pintou as suas unhas com muitas cores diferentes com o toque de um botão em O Quinto Elemento? É, nem eu, eu estava muito ocupado babando pela Mila Jojovich. Mas então. Esta invenção vai tornar aquilo possível.

O que você vê na imagem acima é um telefone celular que trocou a sua cor, de roxo para azul, com o toque de um botão. Ele pode trocar para até oito cores usando uma corrente elétrica, mas não precisa de eletricidade para manter a cor. Uma vez alterada, a cor permanece (até você querer trocar de novo).

Este protótipo usa uma tecnologia chamada "cholesteric liquid crystal display" (chLCD), mas tratada de forma especial para se adaptar ao formato de qualquer superfície. Usando calor, as três camadas (azul, vermelho e verde) do chLCD são moldadas ao redor de qualquer objeto que você queira. Entre estas camadas há uma resina que sela o substrato, protegendo o chLCD e certificando-se que ele não quebre.

A empresa que o fabrica — Kent Displays — diz que não há um limite prático para a resolução em pixels deste tipo de display, e aponta que, na próxima versão, será possível exibir pixels em 4.000 cores diferentes. iPod Nano cor de arco-íris, aqui vamos nós! [Nikkei via Ubergizmo]