iPhones e iPads não têm um botão físico para voltar à tela anterior: é preciso tocar em um botão no canto superior esquerdo da tela, que nem sempre é muito fácil de se alcançar.

Pensando nisso, o Halo Back – um novo projeto no Kickstarter – tem uma ideia bem simples: trata-se de uma película protetora para iPhone 6 e 6 Plus, com um canal capacitivo separado que conecta o botão Voltar no topo da tela à base do celular.

Dessa forma, quando você aperta o botão invisível no canto inferior esquerdo da película, ele transfere este toque ao canto superior esquerdo — que é exatamente onde muitos aplicativos para iOS posicionam o botão Voltar. Genial! Mas… alguém precisa disso?

1266375711672768171

Desde o iOS 7, a Apple introduziu o “side swipe” no iPhone e iPad: basta deslizar a partir da borda esquerda para voltar à tela anterior. A maioria dos apps é compatível com esse gesto, tanto de terceiros (Facebook, Instagram, Twitter) como os da Apple (Safari, Mail etc.).

A grande exceção parecem ser os apps do Google: no Gmail, por exemplo, deslizar a partir da borda leva você à mensagem anterior, não à caixa de entrada.

Para alcançar o botão Voltar, especialmente na tela maior do iPhone 6 Plus, também é possível pressionar o botão Home duas vezes. É o “Alcançabilidade” (que nome):

iphone-6-reachability

E, caso a Apple mude a interface de usuário, a película protetora Halo Back ficará obsoleta. Se, mesmo assim, você quiser se arriscar, vá em frente: esta capinha reflexiva custa US$ 17, mais US$ 5 de frete internacional. [Kickstarter]