Perdeu o seu celular ou outro objeto, como a sua carteira, no Uber? O desespero é imediato, mas em muitos casos você pode conseguir recuperar seus itens. O primeiro passo é tentar entrar em contato com o motorista e tentar combinar a devolução, só que você vai precisar desembolsar uma grana (a taxa é de R$ 20).
E mesmo que você tenha perdido o celular e pense que não tem como entrar em contato com a Uber, calma que tem jeito. A maneira mais rápida é entrando pela sua conta em um outro smartphone – peça emprestado para um amigo ou familiar, por exemplo. Veja abaixo quais são as alternativas possíveis para reaver seus objetos:
Como entrar em contato com o motorista do Uber
- Pegue o celular de alguém emprestado e faça login no aplicativo do Uber;
- Toque no menu, no canto superior esquerdo da tela;
- Selecione o botão Ajuda;
- O aplicativo vai mostrar a sua viagem mais recente, aperte em Itens perdidos;
- Selecione a opção Entrar em contato com o motorista sobre um item perdido;
- Preencha o campo com um número de telefone incluindo o DDD em que possam entrar em contato com você e aperte Enviar.
A Uber vai fazer uma ponte entre você e o motorista logo em seguida – uma mensagem automática irá tocar e você deve digitar 1 para conseguir conversar com ele. Conte se perdeu o celular, a carteira ou qualquer outro objeto e tente combinar um horário e local para a devolução. Caso ninguém atenda, deixe mensagem de voz e aguarde até 24 horas pelo retorno.
Se isso não der certo e você não conseguir falar com o motorista, vá novamente ao menu Ajuda e selecione a opção Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido. Preencha as informações necessárias e a Uber tentará entrar em contato com o motorista após 24 horas.
Não tenho acesso ao aplicativo, o que fazer?
Se você não conseguir um celular emprestado para seguir os passos acima, existe outra maneira de tentar recuperar o seu objeto perdido, por meio da Central de Ajuda.
- Acesse a Central de Ajuda do Uber;
- Clique em Entre em sua conta para obter ajuda;
- Faça o login;
- Preencha o campo com um número de telefone incluindo o DDD em que possam entrar em contato com você e aperte Enviar.
Por que é cobrado um valor?
A Uber explica que “em consideração ao tempo e aos custos do motorista com o deslocamento para a devolução de seu objeto, é cobrada uma taxa de devolução”.
Se a corrida tiver sido paga pelo cartão de crédito, a taxa de devolução de R$ 20 será cobrada automaticamente. Se a forma de pagamento tiver sido dinheiro, você precisará pagar a taxa diretamente ao motorista parceiro.
Pode ser que você nem note que perdeu alguma coisa dentro do carro e o próprio motorista irá alertar o Uber. Nesses casos, você receberá um e-mail com o contato do motorista. A recomendação é combinar a devolução em até 15 dias – e a companhia lembra que o valor de R$ 20 é cobrado da mesma forma. Apesar dessa possibilidade, a política da empresa diz que “a Uber não é responsável por qualquer item deixado no veículo após o fim da viagem.”
Dicas para evitar perder objetos
A Uber tem algumas dicas para que você evite perder objetos nas próximas viagens, principalmente o celular. A primeira recomendação é fazer a avaliação do motorista assim que a corrida estiver acabando, assim você estará com o aparelho nas mãos e dificilmente irá esquecê-lo. A companhia também lembra os usuários a darem uma olhada no banco e no assoalho do veículo para se assegurar que nada caiu na viagem.