_Tecnologia

Perfil mostra como bloquear os anúncios no YouTube

Plataforma de vídeo está implementando mecanismo que impede usuários que utilizam os bloqueadores de anúncios

Há alguns meses você viu aqui no Giz Brasil que o YouTube estava se preparando para lançar uma iniciativa para combater os bloqueadores de anúncios utilizados pelos usuários. Na ocasião, as informações disponíveis davam conta de que a plataforma considerava até mesmo bloquear a cisualização de vídeos para a prática.

Na última semana, a empresa começou a implementar este novo mecanismo. E realmente está impedindo muitos usuários de ter acesso aos conteúdos, caso os bloqueadores estejam ativados. Para contornar o problema, a plataforma recomenda que os usuários desativem os adblockers para consumir todos os conteúdos desejados.

De acordo com o YouTube, o uso de bloqueadores de anúncio viola seus termos de serviço. Assim, a iniciativa não é nada mais que um esforço — quem vem sendo colocado em prática em todo o mundo — para que os usuários habilitem os anúncios. Ou então optem pela assinatura do plano Premium. Entre os benefícios, a assinatura oferece a navegação sem anúncios

Usuário apresenta antibloquedores

Existem algumas alternativas para continuar navegando na plataforma de vídeos. Em uma thread publicada no X, o antigo Twitter, o usuário Junior Rocha (@rotchajunior) listou algumas opções para os antibloqueadores do YouTube em navegadores para desktop e também no Android e iOS.

A primeira alternativa apresentada na lista é o uBlock, que funciona nos navegadores mais populares  e pode ser instalado facilmente. Caso surja alguma problema, basta limpar o cache para seguir utilizando normalmente.

Outra alternativa interessante para navegadores é o Invidious, com código aberto para escapar dos anúncios inconvenientes do YouTube.

Para bloquear anúncios no smartphone Android, uma alternativa apresentada é o NewPipe. Além de funcionar no YouTube, funciona com SoundCLoud, PeerTube e outras plataformas. No iOS a alternativa sugerida foi o bloqueador Yattee.

Por fim, é importante ressaltar que a plataforma também funciona com outros sistemas operacionais de responsabilidade da Apple, como tvOS e MacOS.

Sair da versão mobile