Cientistas queriam descobrir qual o repelente de mosquitos mais eficiente que existe. E então eles testaram 10 substâncias diferentes, incluindo alguns esperados – como DEET – e outros aleatórios, como o perfume Bombshell da Victoria’s Secret. E no fim das contas o perfume é quase tão bom repelente quanto o DEET.

O trabalho foi feito na Universidade do Estado do Novo México, nos EUA, onde a pesquisadora Stacy Rodriguez incluiu o perfume no estudo em parte para acabar com o mito sobre perfumes florais. Em um comunicado, ela explicou:

Há uma literatura prévia dizendo que aromas florais e frutados atraem mosquitos, e que voce não deveria usá-los. Foi interessante perceber que os mosquitos não foram atraídos pela pessoa usando perfume da Victoria’s Secret – na verdade eles se afastavam.

Rodriguez e sua equipe descreveram os experimentos no Journal of Insect Science.

Para testar os repelentes, eles colocaram duas espécies diferentes de mosquito em uma câmara de retenção no fundo de um tubo com formato de Y (ver abaixo). Uma das pontas do Y levava a uma mão não tratada de um dos pesquisadores. A outra levava a uma mão que estava revestida com um dos repelentes. Quando os mosquitos foram liberados da gaiola, eles poderiam voar em direção a uma dessas duas mãos.

mosquito-repelente

Obviamente, se muitos mosquitos voassem em direção a uma mão tratada, aquele repelente não estava servindo para repelir nada. Então os pesquisadores contaram quantos mosquitos escolheram as mãos tratadas, e mediram a “atração” de acordo com isso. Eles também fizeram testes com o passar do tempo para ver qual repelente funcionava depois de algumas horas.

Os repelentes com DEET eram os mais eficientes, e quanto mais DEET eles continham, mais duravam. Abaixo você pode ver uma tabela mostrando a porcentagem dos mosquitos que foram atraídos para as mãos tratadas (para dar um senso de proporção, cerca de 61% dos mosquitos foram atraídos para mãos não-tratadas, que era o controle).

mosquito-repelente-2

É engraçado ver que pessoas que usavam adesivos “naturais” de pele contra mosquitos feitos de vitamina B atraíam mais mosquitos do que o controle.

A grande surpresa, como destacou Rodriguez, foi o perfume Victoria’s Secret Bombshell. Ele foi quase tão eficiente quanto os repelentes com DEET (atraindo apenas 17% dos mosquitos) e se manteve efetivo por 120 minutos.

Então se você quiser manter os mosquitos a distância, use DEET – ou perfumes frutados e florais como o Bombshell. [Journal of Insect Science]