De acordo com uma pesquisa da Steam feita em setembro, o público gamer está, aos poucos aderindo ao Windows 11. Cerca de um quarto dos usuários já utilizam a nova versão do sistema operacional da Microsoft, mas a esmagadora maioria ainda preferem seu antecessor, o Windows 10.
Os dados coletados revelam que o público está finalmente deixando o Windows 10. Aparentemente, os esforços da Microsoft para atrair usuários para o a versão mais recente de seu sistema operacional estão começando a dar certo.
Em relação ao mês de agosto, o Windows 11 teve um crescimento de 1,05% de usuários, mas não foi só isso. No mesmo período, o número de usuários do Windows 10 caiu, movimento que vem se repetindo mês após mês.
De acordo com os dados disponibilizados em maio, 76% dos usuários da Steam tinham Windows 10. Em setembro, o número caiu para 71,4%. O sistema continua liderando com folga em número de adeptos, mas os dados mostram que, mesmo que lentamente, está havendo uma migração.
A Microsoft trabalha já há algum tempo para convencer os gamers a migrarem para novo sistema operacional. Alguns problemas de desempenho em jogos do Windows 11 em suas versões iniciais afastaram o público. A opção foi continuar usando o Windows 10, que na época era uma opção mais segura e estável.
A preocupação da empresa não é apenas com os entusiastas de jogos, mas sim com o público geral que também resiste em atualizar o sistema operacional. A tendência é que, com o passar do tempo — e com atualizações que corrijam os bugs sendo lançadas — mais pessoas adotem o Windows 11, como aconteceu com todas as versões recém-lançadas do sitema.