Circuitos elásticos estarão nos dispositivos vestíveis do futuro, mas é muito difícil criá-los. Há apenas dois anos, cientistas dominaram os circuitos eletrônicos esticáveis; agora, pesquisadores belgas criaram um circuito de luz flexível que carrega sinais de luz mesmo quando esticado.
Circuitos de luz flexíveis não são nada novos; cabos de fibra óptica são o exemplo definitivo deles. Mas tente esticar um cabo de fibra óptica, e você terá um circuito quebrado. Em um artigo publicado hoje na Optics Express, pesquisadores afirmam ter desenvolvido o primeiro guia de onda óptico esticável usando um sanduíche de polidimetilsiloxano (PDMS).
O material de borracha utiliza uma base transparente que carrega a luz de PDMS rodeada por uma camada com menos refração do mesmo material, prendendo a luz no centro. O pacote continua a transportar sinais de luz mesmo quando esticado 30% além do seu comprimento, ou mesmo enrolado no seu dedo.
Circuitos ópticos esticáveis podem ser usados em qualquer coisa com movimento, desde algo flexível a dispositivos vestíveis, além de robôs industriais. Junte-os com lasers, e você terá uma tecnologia bem futurista. Mas é claro, isso acontece quando você junta qualquer coisa com laser. [Optics Express via PhysOrg]