Ciência

Pesquisadores desenterram arma de fogo mais antiga dos EUA no Arizona

Arma mais antiga dos EUA é um canhão de bronze ligado à expedição do conquistador espanhol Francisco Vázquez de Coronado; veja detalhes

Pesquisadores desenterraram em um local de escavação no Vale de Santa Cruz, no Arizona, a arma de fogo mais antiga já encontrada nos Estados Unidos continentais — desconsiderando o Alasca e o Havaí. Trata-se de um canhão de bronze ligado à expedição do conquistador espanhol Francisco Vázquez de Coronado.

A descoberta, descrita no estudo “Coronado’s Cannon: A Coronado Expedition Cannon Discovered in Arizona”, no International Journal of Historical Archaeologye revela detalhes sobre a artilharia utilizada pelos exploradores no século 16, bem como a conexão do item com Coronado.

Em 1539, o espanhol liderou uma expedição organizada pelo vice-rei Antonio de Mendoza, a fim de explorar o ouro e outras pedras preciosas em cidades ricas ao norte do México. No entanto, o grupo de centenas de homens não encontrou grandes riquezas, levando principalmente cobertores e cerâmica.

arma de fogo mais antiga eua

Imagem: Divulgação/International Journal of Historical Archaeology

O que se sabe sobre a arma mais antiga dos EUA

O canhão foi encontrado no chão de uma estrutura de pedra e adobe. Foi identificada com o uso datação por radiocarbono e técnicas de luminescência opticamente estimulada. Além disso, outros artefatos do local também batem com o período da expedição. Incluindo cerâmica europeia e cacos de jarras de azeitona, cacos de vidro e partes de armas.

Projetado sobretudo para uso ao longo de muros de fortificação, o canhão de 1,6 metros de comprimento e 18,1 quilogramas necessitava de duas pessoas para operá-lo. E deve ter sido usado para romper paredes de habitações. Seu design de fundição simples sugere que ele pode ter sido fundido no México ou no Caribe.

Além disso, também poderia ter sido comprado de uma expedição espanhola anterior. O item foi encontrado descarregado, sem evidência de uso na batalha.

Não se sabe o motivo pelo qual ele teria sido deixado para trás. Porém, relatos históricos e aglomerados de chumbos e pontas de flechas indicam que o povo local atacou o assentamento, fazendo os espanhóis recuarem. Novas análises serão feitas com este e outros artefatos do local.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas