_Robôs

Pesquisadores de robôs descobrem que copiar a Mãe Natureza nem sempre é o melhor caminho

Uma forma popular de se projetar robôs que possam se locomover pelo mundo é utilizar a Mãe Natureza como inspiração, mas nem sempre é a mais eficiente

Uma forma popular de se projetar robôs que possam se locomover pelo mundo é utilizar a Mãe Natureza como inspiração. Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausana estavam tentando melhorar a forma como um robô com seis pernas se locomove e acabaram encontrando uma maneira mais eficiente para criaturas de seis patas.

• Colocaram formigas para correr nesta esteira esférica, tudo pela ciência
• Já que a gente não dá conta, fizeram um robô que coloca película no celular sem errar

Enquanto muitos vertebrados conseguem correr rápido e com um contato mínimo com o solo, insetos de seis patas utilizam um método diferente para ganharem velocidade. Eles usam o que é chamado de “andar tripé”, o que significa que, quando correm em terreno plano, pelo menos três pernas tocam o chão – duas de um lado, e uma do outro.

Os pesquisadores da EPFL, que trabalharam com o pessoal da Universidade de Lausana, estavam curiosos para saber se o andar tripé é realmente a maneira mais eficiente para uma criatura de seis pernas se locomover. Então eles utilizaram uma série de simulações computacionais e experimentos reais para ver se existia uma alternativa melhor. Acabaram descobrindo que um andar bipé, em que a criatura toca apenas duas das pernas por vez no chão, permite um caminhar mais rápido, sem que seja necessário fazer melhorias no hardware do robô.

Mas ainda não dá para apontar o dedo e rir da cara da Mãe Natureza. Enquanto a abordagem bipé funciona bem quando as criaturas estão caminhando em terreno plano, as simulações feitas pelos pesquisadores também revelaram que o método tripé é melhor para os insetos que andam por paredes, tetos e outras superfícies em que é preciso lutar contra a gravidade.

Para rastejar na mata, onde o terreno muda a cada centímetro, faz sentido a ideia de que os insetos tenham evoluído de uma forma que lhes permite a locomoção em qualquer lugar – em vez de priorizar a velocidade. Mas já que os robôs são criados e personalizados para realizar tarefas específicas, essa descoberta mostra que copiar a Mãe Natureza nem sempre é a melhor saída. Às vezes, podemos melhorar.

[EPFL via Robotics Trends]

Sair da versão mobile