Tecnologia

Petrobras vai usar “cachorro robô” para ajudar nas inspeções

Segundo a Petrobras, componentes do "cachorro robô" permitem o mapeamento da instalação em imagens e nuvens de pontos 3D
Imagem: Agência Petrobras/Divulgação

A Petrobras anunciou que vai investir US$ 4 milhões (cerca de R$ 19,5 milhões) na aquisição de “cachorros robôs” capazes fazerem de inspeções visuais autônomas. As máquinas de visual curioso são fabricadas pela empresa suíça ANYbotics e recebe o nome de ANYmal X.

Segundo a estatal brasileira, esse investimento vai permitir destacar equipes com maior eficiência e segurança nas rotinas de manutenção. Assim, a Petrobras receberá em 2024, seis unidades do ANYmal X, para testes e desenvolvimento em suas instalações, disse a empresa em um comunicado.

“A Petrobras tem a expectativa de qualificar o ANYmal X para automatizar atividades rotineiras de inspeção, aprimorando a capacidade de monitoramento de ativos”, disse o gerente setorial que lidera o Centro de Excelência em Robótica (COE) da Petrobras, Gustavo Levin.

“Atualmente, o ANYmal X é a única solução robótica com patas articuladas e à prova de explosão no mundo; constituindo um marco para a inspeção em áreas consideradas de risco”, completou.

Programa de inovação suíço

A Petrobras faz parte do Early Adopters Program da suíça ANYbotics, no qual colaboram grandes conglomerados de Óleo e Gás, e Petroquímica, visando testar a efetividade e avaliar estratégias de implantação dos robôs autônomos.

“Além de desenvolver pesquisas próprias, a Petrobras também firma parcerias que visem o aprimoramento de inovações. Este é um círculo virtuoso, que produz conhecimento, impulsiona a indústria e beneficia a sociedade”, avalia a gerente executiva do Centro de pesquisas da Petrobras, Maiza Goulart.

Conheça o “cachorro robô”

ANYmal X é equipado com câmera de alta resolução, imageamento a laser, sensor de gases, câmera térmica e microfone direcional de amplo espectro.

Esses componentes permitem o mapeamento da instalação em imagens e nuvens de pontos 3D, bem como a verificação de anomalias, como: ruído de equipamentos e temperatura em painéis elétricos.

Além disso, detecção de vazamentos, conferência de posição de válvulas, leitura local de instrumentos, e a presença de itens obrigatórios de segurança da planta.

Assim, após as inspeções, as imagens captadas são transmitidas por comunicação sem fio (WiFi ou 4G LTE) para bases de dados. Podendo futuramente ser verificadas automaticamente por inteligência artificial.

Segundo a Petrobras, isto reduzirá o trabalho repetitivo, permitindo às equipes máximo foco nas intervenções onde realmente necessárias, seja em refinaria ou plataforma de exploração.

ANYmal X é capaz de realizar suas missões de forma autônoma ou telecomandada, podendo ser designado para adentrar áreas de maior periculosidade ou sinistros. Nesse sentido, eventualmente poderá ser utilizado para guiar contingentes para áreas seguras em condições adversas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas