_Jogos

Pioneiro, “Ms. Pac-Man” entra no Hall da Fama dos Games

"Ms. Pac Man", lançado em 1981, é o primeiro game a ter uma mulher como protagonista e se junta a outros três na edição deste ano do Hall da Fama dos Games

Ms. Pac-Man

Imagem: Google Play Store/Divulgação

O Strong National Museum of Play, de Nova York, incluiu os jogos “Ms. Pac-Man”, “Dance Dance Revolution”, “Sid Meier’s Civilization” e “The Legend of Zelda: Ocarina of Time” na edição deste ano do Hall da Fama Mundial dos Games.

O reconhecimento de “Ms. Pac-Man” no Hall da Fama dos Games é muito expressivo, levando em consideração que o jogo é o primeiro na história protagonizado por uma mulher e abriu caminho para outras icônicas personagens dos games como Samus Aran, de “Metroid”, Lara Croft, de “Tomb Raider”, e Aloy, de “Horizon”.

O jogo surgiu como sequência para o aclamado Pac-Man, e em 1981 apostou em uma ideia ousada de trazer uma protagonista feminina para o universo dos games. O resultado? Deu muito certo e “Ms. Pac-Man” é um dos jogos mais populares da história, tendo vendido 125 mil cópias em seus primeiros cinco anos de existência.

“Ms. Pac-Man” não é o primeiro jogo com protagonista mulher a entrar para o Hall da Fama dos Games, que já conta com “Tomb Raider”, adicionado em 2018.

Qualquer pessoa pode indicar games que considera merecedor de entrar nesse seleto grupo de  games, mas só uma comissão formada por especialistas pode selecionar os jogos que vão para a votação final.

“Dance Dance Revolution” é um dos primeiros games a apostarem em música para fazer sucesso. “DDR” abriu as portas para títulos como “Guitar Hero” e “Rockband”. Para se dar bem, o jogador precisa suar a camisa e dançar de verdade, mas não precisa ser nenhum pé de valsa, basta ter bons reflexos e pisar nas direções corretas indicadas na tela.

“Sid Meier’s Civilization” é uma game foi lançado originalmente em 1991 e já possui várias sequências mais modernas e atualizadas. O título exige que seu jogador seja inteligente e elabore estratégias o tempo todo para ter sucesso no game que permite a criação de seu próprio império.

“The Legend of Zelda: Ocarina of Time” é um clássico e um dos maiores jogos de todos os tempos. O game foi lançado em 1998 para o Nintendo 64, concorrente direto do Playstation, que até então era o primeiro console fabricado pela Sony. Foi o primeiro título 3D da série e entregou uma experiência única aos jogadores.

Sair da versão mobile