E se você pudesse se esconder debaixo de um manto para se isolar completamente do mundo exterior – sem ouvir nada que vem de fora, e sem que ninguém de fora ouça o que você faz dentro dele? Isso é possível com essa camuflagem acústica criada por engenheiros da Universidade de Duke.

A camuflagem acústica tridimensional redireciona as ondas sonoras e faz com que quem está por fora não ouça algo que esteja lá dentro.

Ela foi construída com algumas folhas de plástico perfuradas feitas em impressora 3D. Essas folhas são empilhadas no topo uma da outra para criar um objeto com o formato similar a uma pirâmide. Tudo aqui é importante: a geometria das folhas e o posicionamento dos buracos interagem com ondas sonoras e fazem com que elas sejam refletidas e não saiam de dentro da camuflagem.

Steven Cummer, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da pirâmide acústica, vê muitas aplicações práticas para ela. “Fizemos testes no ar, mas as ondas sonoras se comportam da mesma forma debaixo d’água. Um uso potencial para ela seria para evitar a detecção por sonar”. Isso, claro, sem contar outros usos, como em casas de espetáculos ou auditórios. [GizMag, Inovação Tecnológica]

Imagem via Universidade de Duke