Pirâmide milenar na Ilha de Java pode ser a mais antiga do mundo
A pirâmide de Gunung Padang, localizada dentro de uma colina de rocha vulcânica na ilha de Java, na Indonésia, pode ser a mais antiga do mundo. A afirmação é de cientistas da Agência Nacional de Investigação e Inovação da Indonésia.
Segundo um novo estudo, publicado pelos pesquisadores na revista Archaeological Prospection, datações recentes de radiocarbono levam a crer que a pirâmide é mais antigas que as que estão em Gizé, no Egito.
Os monumentos egípcios têm idade estimada em cerca de 5 mil anos. Enquanto a estimativa é que a Gunung Padang tenha começado a ser construída entre 16 mil e 27 mil anos atrás.
Uso milenar da montanha
O nome Gunung Padang significa “montanha da iluminação” na língua local, uma vez que tem sido usado para rituais religiosos ao longo da história.
Segundo os pesquisadores, a pirâmide dataria em algum momento do último período glacial. A equipe conduziu um estudo científico ao longo dos anos de 2011 a 2015 e publicou a pesquisa no último mês.
Uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores foi o clima tropical da Indonésia, caracterizado por intensos processos de sedimentação e a vegetação densa. Isso ajudou a esconder os antigos vestígios da estrutura.
No artigo, os pesquisadores afirmam que primeiro a pirâmide começou a ser construída entre 25 mil e 14 mil a.C., mas abandonada. Então, vários milhares de anos depois, em algum momento entre 7.900 e 6.100 a.C., outro grupo adicionou uma camada de tijolos e colunas de pedra.
Assim, algum tempo depois, outro grupo adicionou uma camada de terra a parte do morro, cobrindo parte do trabalho anterior. Então, em algum momento entre 2.000 e 1.100 a.C., outro grupo adicionou terraços de pedra e outros elementos que podem ser vistos na superfície do vulcão hoje.