Pix Automático já tem data para chegar; veja o que vai mudar

Pix Automático vai facilitar o pagamento por recorrência de contas de luz, assinaturas, mensalidade da academia e outras cobranças
Pix internacional: lojas argentinas aceitarão pagamentos instantâneos de brasileiros
Imagem: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O Pix terá uma espécie de débito automático a partir do ano que vem. Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), o serviço será disponibilizado aos brasileiros em outubro de 2024. A data foi divulgada junto com as regras do serviço nesta quinta-feira (7).

A modalidade será conhecida como Pix Automático.

Ao utilizá-la, os usuários poderão configurar pagamentos recorrentes. Assim, os correntistas podem pagar contas de luz, telefone e outros tipos de cobrança pelo Pix, sem precisar fazer a transação manualmente.

É como se fosse um débito automático. Mas o pagamento será feito pelo Pix.

Como o Pix Automático vai funcionar?

O Pix Automático vai oferecer pagamentos recorrentes com a plataforma. Segundo o BCB, o recurso foi “desenhado de forma flexível e parametrizável”.

Além disso, a ferramenta poderá ser utilizada como “forma de recebimento por grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação”.

Para utilizá-lo, o usuário precisa conceder autorização prévia. Todo esse procedimento será realizado em um ambiente seguro no próprio celular do correntista. Depois, os débitos serão realizados automaticamente.

Na prática, a novidade pode ir muito além do pagamento de contas, facilitando o acesso a outros serviços que dependem de cartão de crédito. Por exemplo, se você assina uma revista, não será mais necessário pagar um boleto todo mês.

O Banco Central também fala que a modalidade oferece “uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções”.

Recurso vai ajudar a reduzir custos de empresas

Os benefícios também são estendidos às empresas. Além da eficiência, o BCB ressalta que a modalidade ajuda a diminuir custos dos procedimentos de cobrança e até a reduzir a inadimplência.

“A redução de custos é esperada, pois a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e utiliza a infraestrutura já criada para o funcionamento do Pix”, explicaram.

Outra facilidade de implementação gira em torno dos procedimentos operacionais, que serão padronizados pelo Banco Central do Brasil.

Dessa forma, mais empresas terão acesso ao débito em conta de um jeito mais simples.

Pagamento automático será obrigatório para instituições

Todos os bancos que já oferecem Pix deverão incluir o Pix Automático em seus sistemas. O BCB informa que a oferta da função aos clientes será obrigatória pelos participantes do programa.

Dessa forma, as instituições financeiras precisam se preparar para oferecer o recurso até o lançamento, previsto para 28 de outubro de 2024. Caso contrário, haverá multa por dia de atraso, com limite de 60 dias.

Para o anúncio dessa semana, a autoridade monetária publicou a Resolução BCB 360 e a Resolução BCB 361.

“Outro conjunto de publicações, inclusive os manuais técnicos, está previsto para o início de 2024”, informaram.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas