Pix internacional: lojas argentinas aceitarão pagamentos instantâneos de brasileiros
Diga adeus às filas nas casas de câmbio da Argentina: a fintech norte-americana Fiserv vai levar o Pix para os hermanos. O executivo da companhia no Brasil, Jorge Valdivia, confirmou a novidade para a Folha de S.Paulo.
“Como a Fiserv opera em vários países da região, somos capazes de adaptar tecnologias localmente, melhorando a experiência de nossos clientes e, neste caso, as pessoas que visitam a Argentina”, disse ele.
Segundo Valdivia, os pagamentos serão via QR Code. A cobrança vai ser em real, o que dispensa a necessidade de comprar dólar ou pesos argentinos nas casas de câmbios.
Além disso, a plataforma vai incluir a taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a transação já no valor final – um ponto a mais para facilitar o processo no país vizinho.
Mesmo com Pix, ainda não dá para esquecer o dinheiro na Argentina
Mas é importante ficar atento: o Pix só funciona em estabelecimentos da Argentina que aderirem ao serviço da fintech. Por isso, o método deve ser mais comum nos locais mais procurados pelos brasileiros, como Buenos Aires, por exemplo.
Até que o serviço se popularize por lá, o ideal é garantir os dólares ou pesos argentinos nos passeios que for fazer para a Argentina.