Nós falamos por aqui sobre as melhores alternativas gratuitas ao Photoshop: elas não substituem totalmente o famoso programa de edição de fotos, mas trazem seus principais recursos sem cobrar um centavo. E uma das alternativas – o Pixlr Express – ficou ainda mais conveniente.

A versão para Windows e Mac – baixe aqui – oferece todas as ferramentas básicas para cortar e redimensionar suas imagens, e para aplicar filtros e transformar suas fotos em desenhos e aquarelas.

Divulgação

Ao fazer login com uma conta gratuita da Autodesk (empresa que comprou o Pixlr em 2011), você terá acesso a recursos adicionais – como sobreposição de imagens e dupla exposição – para criar efeitos mais avançados.

Você também pode pagar US$ 2 por mês ou US$ 15 por ano para obter ferramentas avançadas, como um recurso para aplicar efeitos apenas a determinadas áreas da foto. Membros Pro também receberão recursos adicionais ao longo do tempo.

O Pixlr Express também está disponível como um webapp: você edita imagens direto no navegador, usando ferramentas para cortar, redimensionar, girar e aplicar efeitos. Ele é assim:

Divulgação

Mas agora, em uma versão nativa para o desktop, ele pode usar toda a potência do seu laptop para editar imagens de alta resolução, preservar seus metadados e usar qualquer fonte no seu sistema para inserir texto nas imagens.

O Pixlr Express também está disponível como um download gratuito para iOS e Android.

Por sua vez, o Pixlr Editor – que mencionamos em nosso guia de alternativas ao Photoshop – é mais completo, porém está disponível apenas na web; você pode acessá-lo neste link. [Pixlr via The Next Web]