_Finanças

Plataforma colaborativa Numbeo traz informações sobre o custo de vida em cidades e países

O site de crowdsourcing Numbeo é quase uma Wikipédia dos preços, reunindo dados sobre custo de vida em quase 5 mil cidades

Um grande problema de se mudar de cidade ou até mesmo viajar é saber o custo das coisas em outras cidades. O Numbeo é uma ferramenta que ajuda você a prever gastos com aluguel, compras no supermercado e refeições em restaurantes.

Fundado em 2009 como uma ferramenta de comparação de preços pelo ex-funcionário do Google Mladen Adamovic, o Numbeo se transformou em outra coisa bem mais interessante: uma espécie de Wikipédia para preços em geral. Também há rankings e dados sobre crime, poluição e assistência médica, mas todos esses são mais subjetivos, com perguntas sobre a percepção e a avaliação das pessoas e não sobre valores reais.

Os índices tomam como base a cidade de Nova Iorque. Assim, o índice 65 quer dizer que os preços médios são 65% os de Nova Iorque. Ainda que não diga muito, é um bom indicador para decidir qual destino é mais barato, por exemplo. O site tem um ranking de países e uma ferramenta para comparar o custo de vida em países. Atualmente, Suíça, Noruega, Venezuela, Islândia e Dinamarca lideram o ranking, todos com índices maiores que 100. O Brasil aparece na posição de número 60, com um índice 55,33, entre os 119 países com dados cadastrados.

Mas você consegue fazer mais com os dados do Numbeo. O site tem calculadoras de custo de custo de vida você estimar os gastos de acordo: você pode ter uma estimativa com base em algumas questões sobre seu estilo de vida.

Para um cálculo mais preciso, também dá para colocar as quantidades do que costuma comprar num mês (entre refeições em restaurantes, itens de supermercado, ingressos para cinema, roupas, entre outros).

Claro, como toda plataforma de crowdsourcing, o Numbeo está sujeito a incorreções e imprecisões nos seus dados — vendo mais de perto, reparei que os de São Paulo ainda não levam em conta o aumento das passagens de ônibus e metrô do começo do ano, por exemplo. Mas, com mais de 1,5 milhão de preços cadastrados em quase 5 mil cidades, ele pode evitar algumas surpresas desagradáveis naquela viagem ou mudança. [Numbeo]

Sair da versão mobile