_Sony

O PlayStation Vue quer substituir a TV a cabo nos EUA

A Sony anunciou um novo serviço de TV baseado na nuvem que oferecerá uma enorme seleção de canais de TV sem contrato mensal e estará disponível em diversos dispositivos. É a tentativa da Sony (nos EUA) de substituir a sua TV a cabo. Ouvimos falar do PlayStation Vue pela primeira vez em janeiro, na CES […]

A Sony anunciou um novo serviço de TV baseado na nuvem que oferecerá uma enorme seleção de canais de TV sem contrato mensal e estará disponível em diversos dispositivos. É a tentativa da Sony (nos EUA) de substituir a sua TV a cabo.

Ouvimos falar do PlayStation Vue pela primeira vez em janeiro, na CES 2014. Ele começará a ser distribuído no PlayStation 3 e 4, por convites e em beta, ainda em novembro, e depois disso a dispositivos “Sony e não-Sony” em algum ponto não identificado do futuro. O beta estará disponível, a princípio, em Nova York, e oferecerá 75 canais — incluindo os da CBS, Fox e NBCUniversal.

No momento o preço permanece um mistério. A única coisa que a Sony diz é que ele não exigirá qualquer tipo de contrato mensal ou hardware extra para ser usado, e que não haverá taxa de instalação. O serviço estará disponível para todos no começo de 2015.

Falando à BusinessWeek, Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, disse que “esta é uma oportunidade, na minha visão, de preencher uma grande lacuna na transformação do que no passado foi um dispositivo dedicado a jogos em um verdadeiro hub de entretenimento. Não há nada mais amplo no entretenimento do que o espaço da transmissão de TV ao vivo para mercados de massa.” É por aí.

Se será tão fácil assim para a Sony competir com o modelo de assinatura das companhias de TV a cabo tradicionais, é preciso esperar para ver. Como a BusinessWeek nota, alguns dos canais que o PlayStation Vue oferece não funcionarão em dispositivos móveis porque os acordos para viabilizar isso não foram feitos. E nenhum programa será disponibilizado por mais de 28 dias.

Enfim, são problemas que qualquer empresa que anseia bater de frente com a TV a cabo enfrentará. Talvez seja melhor ir à luta do que fugir dela. Das imagens que a Sony liberou, o serviço parece bacana, bem projetado e lembrando vagamente as boas características da TV a cabo. Se será algo bom além das aparências? Em breve nossos amigos americanos poderão nos dizer. [Sony]

Sair da versão mobile