Quando a NASA e a Goodyear se uniram para desenvolver um pneu, eles não podiam ter a Terra em mente. Este pneu foi feito para ser usado na Lua e além, onde falhas não são uma opção.

Primeiro de tudo, não há postos de gasolina em milhões de quilômetros pra encher o pneu. Segundo, colocar um estepe na parte de trás da cápsula seria de mau gosto. E por fim, principalmente dada a natureza de vida ou morte das viagens ao espaço, estourar um pneu nas areias vermelhas de Marte – ou mesmo mais perto daqui, na Lua – poderia ser um desastre para uma equipe exploratória humana.

Então, com isto em mente, a NASA e a Goodyear resolveram criar um pneu feito de malha de fios soldados e 800 molas independentes para suportar o peso. Feitos de malha de metal, estes pneus são imunes a fatores comuns que ameaçam estourar os pneus, como calor, frio ou objetos pontiagudos.

Mas espere, tem mais!

Sobre estes pneus vencedores do R&D Award de 2010, o pesquisador da NASA Vivake Asani diz:

"[Estes pneus não têm um] modo de falha de ponto único. O que isto significa é que um impacto mais forte, que pudesse fazer um pneu comum sofrer um furo e esvaziar, iria apenas afetar uma de 800 molas de suporte de peso. Além de ter esta característica de ultrarredundância, o pneu tem uma combinação de rigidez e flexibilidade, que permite a veículos off-road viajarem mais rápido em terreno acidentado, com relativamente pouco movimento sendo transferido ao veículo."

Aparentemente, são pneus invencíveis. Exatamente o que o espaço frio, indiferente e sem vida exige. Agora só falta a gente resolver voltar pra Lua num futuro próximo. Aí a gente poderia usar estes belos pneus! [Mangalorean via Slashgear]