A ditadura militar que se instalou no Brasil após o Golpe de 64 é o pano de fundo do primeiro episódio do “Petecanos”, novo podcast da F451 e do Jota que conta a história de amor e ódio entre petistas e tucano (link abaixo).
A partir da decretação do Ato institucional No 2, em março de 1965, que extingue os partidos políticos, o “Petecanos” começa a contar a história da criação dos dois partidos que acabariam dominando a política nacional por mais de 20 anos.
“É impressionante como até hoje lidamos com consequências quase diretas do Golpe de 64. Neste primeiro episódio, o Petecanos encontra fios que ligam as origens de PT e PSDB aos esforços da sociedade para reverter os estragos cometidos pela ditadura militar”, diz o jornalista Marlos Ápyus, que fez a pesquisa e os roteiros do podcast.
O primeiro episódio do “Petecanos” abre com um embate recente, de 2016, entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o senador tucano José Aníbal. De lados opostos do espectro naquele momento, ambos têm como origem política o movimento estudantil de Belo Horizonte, e militaram na mesma organização que combatia a ditadura militar – Anibal porém diz nunca ter pego em armas.
Dilma e José Anibal não são os únicos rivais que já estiveram juntos em sua origem política, porém. “No final da ditadura, um grupo que envolvia, entre outros, Fernando Henrique Cardoso, Plinio de Arruda Sampaio e Almino Affonso começa a se movimentar para fundar um partido à esquerda do MDB”, conta Caio Maia, que idealizou o podcast e é um dos seus narradores.
O primeiro episódio do “Petecanos” mostra como a história acaba por separar esse grupo em três partidos diferentes.
Outro personagem do episódio é o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoíno, que, entre outros assuntos, falou sobre sua experiência na luta armada contra a ditadura: “Não se avalia uma luta pelo resultado dela, se avalia uma luta pela legitimidade da sua existência e dos seus propósitos”, diz.
O episódio de estreia vai ao ar nesta quarta-feira (14). Serão dez episódios publicados semanalmente em todas as plataformas.
Ouça aqui o “Petecanos” no Spotify: