por Daniel Junqueira

Finalmente Pokémon Go saiu no Brasil! A Niantic foi bastante pressionada, mas no fim das contas conseguiu fazer o jogo funcionar por aqui antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio.

O guia completo para ser um mestre em Pokémon Go
Como se livrar de qualquer menção ao Pokémon Go

No começo da tarde, a empresa fez um post no Twitter com uma notícia boa para os brasileiros:

“Estamos trabalhando duro para lançar Pokémon Go no Brasil. Fiquem ligados…”

Ao UOL Jogos, a assessoria de imprensa da empresa confirmou que, de fato, o jogo seria lançado hoje (3) para os brasileiros. Ele já está disponível tanto na App Store do iOS quanto na Play Store do Android.

Segundo a Reuters, há uma “questão tecnológica que ainda representa um desafio para os produtores do jogo”. Mas desde às 18h, os pokémon e pokéstops começaram a aparecer no Brasil para quem baixou o jogo no iOS usando uma conta americana do iTunes:

O app também avisa: “não entre em lugares perigosos enquanto joga”.

A Niantic queria que Pokémon Go estivesse disponível para os Jogos do Rio, e estuda inclusive trazer um servidor completo por aqui – lá fora, é comum que, próximo ao lançamento de Pokémon Go em algum país, os servidores do jogo sofram com a quantidade imensa de acessos de pessoas que querem jogar.

Em Pokémon Go, os jogadores usam realidade aumentada para encontrar os monstros no mundo real, e precisam andar pelas cidades em busca das criaturas. O jogo é um fenômeno mundial e gerou alguns episódios bastante inusitados – um cara conseguiu bater em uma viatura policial enquanto jogava, e algumas pessoas ofereceram serviço de motorista particular para os jogadores.

[Twitter – UOL Jogos – Reuters]

Texto atualizado às 18h41