Tecnologia

Polêmica acesa: Google e Apple renomeiam Golfo do México em seus mapas

Plataformas seguiram decisão do presidente Donald Trump e alteraram nome da região; saiba detalhes desse caso

Uma das medidas mais polêmicas adotadas por Donald Trump em seu retorno à Casa Branca foi a renomeação da região conhecida como “Golfo do México”. A determinação assinada em 20 de janeiro passou a valer imediatamente em documentos oficiais do governo e repartições públicas. Agora a mudança começa a chegar também aos aplicativos de mapas.

Google se justifica por alteração

O Google foi a primeira grande plataforma a realizar a alteração, sugerindo a nova nomenclatura e em pesquisas na web e apresentando o termo “Golfo da América” entre parênteses no Maps. Após o movimento, a empresa defendeu a decisão alegando que muda nomenclaturas após a adoção por órgãos oficiais.

A gigante das buscas ainda erevelou que nos EUA o nome exibido para o golfo será o escolhido por Trump, enquanto no país vizinho, os usuários  ainda vão visualizar “Golfo do México”. Nas demais regiões do planeta quem usar o app da empresa verá os dois nomes.

Recentemente, a Apple seguiu a mesma tendência e também atualizou o nome da região em seu aplicativo. Por enquanto, a mudança é vista apenas por usuários baseados nos Estados Unidos. A empresa não comentou se planeja promover a alteração também para fora dos EUA no futuro.

A presidente do México, Cláudia Scheinbaum, afirmou no fim do mês passado que enviaria uma manifestação ao Google contestando a atualização. A mandatária alegou que a mudança de nome de uma região do planeta cabe a uma organização reconhecida internacionalmente e não a um governo. Contudo, o chefe do executivo americano justifica a mudança argumentando que a região é essencial para a indústria marítima dos EUA.

Vazou: Chrome terá IA que muda senhas automaticamente

Elon Musk faz oferta de US$ 97,4 bilhões para comprar OpenAI

Detalhes do Golfo do México

Com 1,55 milhão de km², o Golfo do México é considerado o maior golfo do mundo, banhando territórios na América do Norte e América Central. A região é conhecida também por ter o subsolo rico em petróleo.

Além disso, Trump alterou o nome do Monte Denali, o pico mais alto do Alasca, para Monte McKinley. No entanto, ao menos por enquanto, as plataformas de mapas estão preservando o nome utilizado pelos nativos que habitam a região há vários séculos.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas