_Cultura

“Poor Things”: maquiadora explica como deixou Willem Dafoe irreconhecível

Ator norte-americano interpreta Duncan Wedderburn no filme, usando uma maquiagem que demorava três horas para ficar pronta

Willem Dafoe interpreta cientista em "Poor Things"

No filme “Poor Things”, o ator Willem Dafoe (“Homem-Aranha”) aparece praticamente irreconhecível. O personagem Doutor Godwin Baxter tem o rosto com cortes que rementem a um remendo profundo. Foi essa, justamente; a ideia, segundo a maquiadora Nadia Stacey.

O romance de ficção científica foca em como Bella Baxter (Emma Stone) retorna à vida após seu cérebro ser trocado em um experimento feito pelo Dr. Godwin Baxter. O filme de Yorgos Lanthimos é inspirado no livro de mesmo nome escrito por Alasdair Grey.

Logo, a aparência do excêntrico cientista tinha que ter uma figura ao melhor estilo Frankenstein. Nadia Stacey contou ao site Below the Line como a maquiagem nasceu.

“[Os roteiros de Tony McNamara] não detalham muito a aparência, mas sempre há algo que fornece seu ponto de ancoragem. Particularmente com Baxter, há muitas referências quando ele fala sobre seu pai e o que seu pai fez com ele e que seu pai o operou e como Baxter funciona também. Você poderia começar a juntar as peças, talvez o pai dele tenha feito certas operações e desmontado certas partes do rosto dele e esse tipo de coisa. Isso começa a lhe dar uma ideia do que poderíamos fazer.” 

Nadia Stacey

Segundo ela, foi preciso tirar moldes do rosto de Willem Dafoe, escaneamentos em 3D e até aplicar técnicas para esculpir virtualmente. Tudo para encontrar a forma ideal do Dr. Godwin Baxter.

“Trabalho com um incrível designer de próteses chamado Mark Coulier, e ele concordou comigo nisso. Também temos artistas conceituais que fornecem muitas artes diferentes. Recebemos ideias e então, a certa altura, fui ao Shona, o estúdio do designer de produção, e quase gostamos de um ajuste de fotos, onde pensamos: “E se tirarmos a orelha dele e a mudarmos para cá?’ Literalmente foi recortado e colado em seu rosto, mas, na verdade, é assim que ele precisa ser, ser cortado, colado de volta e montado.”

Nadia Stacey

Searchlight Pictures/Reprodução

E o intérprete gostou do resultado, mesmo demorando três horas para ficar pronto. Em entrevista ao portal, Dafoe contou que a maquiagem que o tornou irreconhecível permitiu uma nova forma de atuação.

“Não sei quantas peças eram, mas suponho que eram umas 10 no rosto, além de algumas próteses corporais. Eu não me sentia eu mesmo, não parecia eu mesmo. Cada vez que sento naquela cadeira é como uma preparação para entrar naquele personagem, porque eu vou embora e surge essa outra coisa”, afirmou.

Nadia Stacey foi indicada ao Oscar pela maquiagem de “Cruella”, filme estrelado por Emma Stone em 2021. Já “Poor Things” foi indicado ao Globo de Ouro em sete categorias. O longa concorre em melhor filme de comédia ou musical, melhor atriz de filme de comédia ou musical com Emma Stone e em melhor direção.

Há também chances de prêmio para as categorias de melhor roteiro, duas indicações para atores coadjuvantes com Willem Dafoe e Mark Ruffalo, além de melhor trilha sonora original.

Sair da versão mobile