_Streaming

Popcorn Time, concorrente pirata da Netflix, fecha devido à falta de usuários

Usuários que tentam acessar a plataforma se depararam com uma mensagem de despedida e um gráfico de acessos dos últimos anos - que mostra a perda gradual de interesse no serviço

Popcorn Time

Foto: Popcorn Time/Divulgação

O Popcorn Time, que conquistou milhões de usuários em todo o mundo ao oferecer acesso gratuito a filmes e séries de forma ilícita, encerrou suas atividades na terça-feira (4).

Os usuários que tentaram entrar no serviço se depararam com uma mensagem de despedida e um gráfico de acessos dos últimos anos.

Há também a figura triste de um balde de pipoca, em substituição ao logo tradicional do site, que era representado por uma expressão feliz.​ Na imagem está escrita a expressão “Rest in Peace” (RIP), ou “descanse em paz”, em tradução livre, referindo-se ao fim da plataforma.

Gráfico mostra o declínio do interesse pelo Popcorn Time com o passar do tempo. Foto: Popcorn Time/Divulgação

O aplicativo pirata, que conseguiu atrair milhões de usuários em todo o mundo, não resistiu à baixa procura dos últimos anos. A confirmação do término surgiu após um e-mail enviado pelos desenvolvedores do streaming à agência de notícias Bloomberg

Lançado em 2014, o streaming logo conquistou uma enorme base de fãs, pelo conteúdo grátis e a facilidade de uso, incomodando os gigantes do setor. Em 2015, o cofundador da Netflix, Reed Hastings, chegou a apontar o serviço pirata como um dos principais concorrentes da plataforma comandada por ele.

Como já era de se esperar, o software enfrentou várias ações judiciais desde a sua estreia por conta da pirataria de filmes e seriados, chegando a ser interrompido em algumas ocasiões.

Os criadores originais da plataforma abandonaram o projeto cerca de ano após o seu lançamento, justamente por causa dos vários problemas jurídicos. Porém, por ser de código aberto, o aplicativo continuou a ser alimentado por outros desenvolvedores.

Com a popularização das assinaturas e a chegada de novas opções legais ao mercado, o interesse pelo Popcorn Time começou a diminuir com o passar do tempo. Um gráfico postado no site do “Netflix pirata” mostra uma brusca redução na procura pelo programa no Google.

 

Sair da versão mobile