O pessoal do iFixit já colocou as mãos nos dois novos iPhones – o 5S e o 5C – e, como de costume, também já desmontou ambos. Então o que temos por dentro do smartphone colorido e do novo high-end da Apple?
iPhone 5S
Sensor de impressões digitais, novo processador de 64-bit, aquele acabamento dourado… Muita coisa interessante para ver no iPhone 5S. Como ele se sai?
- Um cabo conecta o sensor Touch ID no botão Home à entrada Lightning. O iFixit diz que apertar forte demais a tela pode prejudicar este cabo.
- A bateria 3.8 V – 5.92 Wh – 1560 mAh é um pouco melhor que a 3.8 V – 5.45 Wh – 1440 mAh do iPhone 5.
- O iFixit também diz esperar que o cristal de safira consiga evitar que o sensor de impressões digitais CMOS se deteriore.
- O interessante é que o iFixit não conseguiu encontrar o tal do co-processador de movimentos M7. O pessoal de lá explicou: “Conforme procurávamos o aguardado processador M7, começamos a nos perguntar se ele é uma peça separada ou apenas uma funcionalidade adicional dentro do A7.”
- Ainda não se sabe quem fabrica o A7.
- A reparabilidade do iPhone 5S é um pouco menor do que do 5 (ou seja, é mais difícil de consertar).
iPhone 5C
Sabemos que o iPhone 5C tem um hardware bem parecido com o do iPhone 5, mas com um corpo de plástico colorido. É isso mesmo? Eis o que o iFixit encontrou dentro do aparelho:
- Apesar de ser essencialmente uma nova embalagem para o iPhone 5, a bateria foi melhorada um pouco, e agora funciona a 3.8 V – 5.73 Wh – 1510 mAh, em comparação com os 3.8 V – 5.45 Wh – 1440 mAh do iPhone 5.
- Apesar da inclusão do sensor de impressões digitais do iPhone 5S, a tela do 5C é um pouco mais pesada.
- A câmera frontal é praticamente a mesma do iPhone 5S: a única diferença está na abertura, que é de f;2.4 no 5C e f;2.2 no 5S.
- O case de plástico é fort – e virtualmente impossível de dobrar.
- Mas, o mais interessante, é que ele é muito mais pesado – 43.8g em comparação com 25.9g – do que o do iPhone 5S. Isso ocorre porque é necessário mais plástico para igualar a resistência do alumínio.
No geral, o 5C ganhou uma nota 6 em 10 em reparabilidade: a bateria é acessível e a tela é simples de se remover, mas muitos adesivos lá dentro e o design não-modular complicam um pouco o conserto.
Confira o desmonte completo do iPhone 5C aqui e o do iPhone 5S aqui.