Alguma vez você já se perguntou por que o cursor do mouse é posicionado ligeiramente para a sua direita? Provavelmente você nunca nem pensou nisso, já que a pequena seta é tão onipresente, mas há um bom motivo para isso. Ou, pelo menos, havia um bom motivo em uma época mais pixelizada.
No Stack Exchange, o desenvolvedor de software Bart Gijssens revelou as origens do cursor inclinado:
O mouse, e portanto o cursor do mouse, foi inventado por Douglas Englebart, e era inicialmente uma seta apontando para cima.
Quando a Xerox PARC foi criada, o cursor se transformou em uma seta inclinada. Verificou-se que, dada a baixa resolução das telas naqueles tempos, desenhar uma linha reta e outra inclinada em 45 graus era mais fácil de fazer e de reconhecer do que o cursor em linha reta.
Como você pode ver abaixo, o cursor original é realmente muito difícil de visualizar entre os blocos de texto:
Gijssens ainda aponta que, após Englebart criar o cursor inclinado, Steve Jobs pegou a ideia emprestada para usar em seu software, e então Bill Gates fez o mesmo.
Agora estamos tão acostumados com a seta inclinada – e ainda bastante funcional! – que qualquer outra coisa pareceria muito bizarra. Afinal, por que mexer no que funciona tão bem? [Stack Exchange via Digg]
Imagem via Ars Technica