Tecnologia

Por que não é uma boa ideia importar o Apple Vision Pro para o Brasil

Apple limita acesso e uso do Vision Pro no Brasil em qualquer país que não seja os Estados Unidos, desde a compra, até oferta de suporte
Imagem: Apple/Divulgação

A Apple vai lançar o Vision Pro exclusivamente nos Estados Unidos, em 2 de fevereiro. Apesar de até ser possível importar os óculos de realidade mista, não é recomendado comprar o acessório morando no Brasil ou em qualquer outro país, com exceção dos EUA.

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O mercado estadunidense é prioridade para a Apple neste primeiro momento e não há previsão para o aparelho chegar de forma oficial a outros locais. Há, ainda, limitações técnicas que impedem o uso dos óculos em diversas regiões.

Aplicativos do Vision Pro

Vision Pro mostra aplicativos, sem precisar de iPhone ou iPad (Imagem: Apple/Divulgação)

Segundo a Apple, os óculos de realidade mista foram projetados para usuários dos EUA, apenas. No site de pré-venda, a empresa ainda explica o seguinte:

“O Apple Vision Pro está disponível para venda apenas nos EUA e foi projetado para clientes dos EUA usarem em casa, no trabalho e em viagens. Esperamos levar o Apple Vision Pro a mais países ainda este ano”.

Essa exclusividade, mesmo que momentânea, acontece devido às seguintes limitações:

Idioma do sistema do Vision Pro

O Vision Pro suporta somente inglês como idioma do sistema. Isso significa que toda a interface, assim como os comandos estão em inglês, sem possibilidade de mudança. Aliás, a Siri também só entende e executa instruções no idioma nativo dos EUA.

Apple ID precisa ser dos EUA

Quem comprar o Vision Pro é obrigado a registrar uma Apple ID dos EUA no aparelho. A Apple não explica o motivo, mas é possível que alguns aplicativos e downloads sejam exclusivos para consumidores dos Estados Unidos.

Dá para tentar burlar essa limitação por meio de VPN, mas não há nenhuma garantia de que os conteúdos vão funcionar no Brasil ou em outros países. Inclusive, no site oficial, a Apple explica que “compras no Apple Music e Apple TV exigem uma Apple ID registrada nos EUA”.

Exclusividade de receitas oftalmológicas

Os usuários do Vision Pro que precisarem de qualquer correção ocular deverão apresentar uma receita fornecida por um oftalmologista licenciado pela ZEISS para a Apple poder adaptar as lentes conforme o grau.

Contudo, a ZEISS vai aceitar somente receitas emitidas por oftalmologistas credenciados dos EUA. Além disso, a fabricante de lentes só irá enviar os óculos ajustados para endereços de dentro do país.

Apple Support para o Vision Pro

Custando US$ 3.499 (cerca de R$ 17,4 mil, em conversão direta), o Vision Pro é um produto caro. Por isso, quem for comprar os óculos vai provavelmente querer protegê-los por meio dos serviços do Apple Care.

Porém, para o Vision Pro, o suporte técnico, o serviço de reparo e o suporte a software estarão disponíveis apenas nos EUA.

Apple Vision Pro

Vision Pro chega ao mercado em 2 de fevereiro (Imagem: Apple/Divulgação)

Mesmo com todas as limitações, a Apple garante que o dispositivo pode ser utilizado em viagens internacionais, sem problemas. Na página oficial do produto, a empresa explica o seguinte:

“O Apple Vision Pro é ótimo para viagens. Quando os clientes dos EUA viajarem para o exterior, a experiência permanecerá consistente. Isso significa que todos os aplicativos e conteúdos permanecerão acessíveis durante a viagem, para ser possível usar aplicativos e curtir música, TV e filmes.

No avião, os usuários podem ativar o Modo Viagem, que adapta o Apple Vision Pro ao movimento único das viagens aéreas comerciais, oferecendo a melhor experiência. É possível discar em um Ambiente, usar AirPods Pro (2ª geração) e sentar para assistir a um filme enquanto os assentos e os sons ao seu redor desaparecem”.

Ao considerar todos os pontos listados acima, não é uma boa ideia importar o Vision Pro para o Brasil ou para qualquer país que não seja os EUA.

A Apple quer lançar os óculos em outras regiões ainda este ano, mas não há nenhuma previsão exata, até o momento.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

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