Por que o evento de estreia do iPhone 14 se chama “Vamos longe”?
A Apple oficializou na última semana a data de lançamento do seu novo iPhone 14. O convite para o próximo evento traz o logotipo da empresa sendo formado por um aglomerado de estrelas no espaço, seguido do enigmático nome do evento: “Far out” – ou “Vamos longe”, na versão em português.
Por mais que a Apple goste de fazer mistério sobre os seus novos produtos, geralmente, os nomes desses eventos trazem pistas importantes do que está por vir. Foi assim em março passado, por exemplo, quando o evento batizado “Peek Performance” apresentou o iPad Air e o Mac Studio com maiores desempenhos em poder de computação.
Em outubro do ano passado, durante o evento “Unleashed”, a empresa apresentou o chip M1. Um mês antes, o “California Streaming” revelou o iPhone 13 e outros novos produtos em vários locais da Califórnia. E, em outubro de 2020, o “Hi, Speed” trouxe os primeiros iPhones com conectividade 5G.
O “Vamos longe”, como a Bloomberg destacou, pode apenas se referir ao fato de que a Apple está anunciando o evento com duas semanas de antecedência. Geralmente, a empresa anuncia lançamentos uma semana antes do evento.
As estrelas e os novos recursos do iPhone 14
Já no caso das estrelas, elas podem significar muitas coisas. Pode ser, por exemplo, uma simples referência mercadológica ao Telescópios Espacial James Webb – que, recentemente, apresentou as fotos das galáxias mais distantes já vistas até então.
Porém, elas também podem significar a chegada de novos recursos nos iPhones, como a aguardada conectividade via satélite – algo que tem sido ventilado na imprensa há mais de um ano. A ideia é que, em caso de emergência, os usuários poderiam usar o serviço móvel, mesmo estando em um local sem cobertura de operadoras de telefonia tradicionais.
Por outro lado, como é esperado que as versões Pro e Pro Max tragam câmeras com sensores de 48 megapixels, é possível que entre os novos recursos esteja um modo exclusivo de astrofotografia.
No ano passado, a Apple já tinha demonstrado que o modo noturno permite fazer boas fotos do céu noturno. Contudo, ele ainda não pode ser considerado como um modo dedicado para astrofotografia – assim como acontece com celulares Pixel, do Google, ou o Galaxy S22, da Samsung, por exemplo.
Além disso, o iOS 16 deve trazer um novo tema dedicado à astronomia, que inclui vistas da Terra, da Lua e do Sistema Solar na tela de bloqueio. As estrelas do convite podem indicar, ainda, o novo modo “Sempre Ativo” da tela, que apresenta widgets mesmo quando a tela está desligada.
Claro, é possível que o convite não esteja vinculado a nenhuma dessas possíveis novidades, assim como estar relacionada a parte (ou todas) elas. O que nos resta é aguardar o evento do próximo dia 7 de setembro, às 14h (horário de Brasília).