Cultura

Por que o filme “The Creator” funciona bem no IMAX, mesmo não sendo pensado para o formato

Filme de ficção científica rendeu US$ 32,3 milhões em bilheteria na estreia, e precisou se adaptar para funcionar bem na tecnologia
20th Century Studios/YouTube/Reprodução

O filme “The Creator” arrecadou bons números de bilheteria, somando US$ 32,3 milhões, em todo o mundo segundo o Collider. Porém, nos Estados Unidos, o número foi apenas de US$ 14 milhões. E tem algo nesta cifra que chama atenção: cerca de 20% da arrecadação de bilheteria nacional veio de salas IMAX.

A tecnologia permite que as cenas filmadas com câmeras IMAX se expandam verticalmente para preencher a tela inteira. Logo, a porcentagem pode indicar um interesse do público em ter a experiência dos efeitos visuais do filme através do cinema IMAX.

Em entrevista à Forbes, o diretor Gareth Edwards (“Godzilla”) afirmou que gostaria de retomar aos filmes clássicos de ficção científica como “O Exterminador do Futuro 2”, “Avatar” e “Blade Runner”. Para isso, “The Creator” usou como câmera principal uma Sony FX3 junto com uma lente Atlas Scope para ter a proporção de 2,76:1.

Mas segundo a publicação, o filme não contou com câmeras IMAX, apesar de ter a etiqueta de que pode oferecer experiência. A produção passou por um processo de masterização de mídia digital IMAX.

Ou seja, quando exibido nessas salas, as imagens não são prejudicadas pelas proporções e entregam uma boa qualidade.

Gareth Edwards afirma que se assistir “The Creator” em ScreenX — formato com mais imagens nas laterais, ao contrário do IMAX —, é possível ver detalhes extras. Isso porque o filme também teve uma captura em 3,5:1 e que, depois, foram cortadas para chegar na proporção desejada de  2,76:1.

“The Creator” mostra os Estados Unidos em 2070 enfrentando uma guerra entre humanos e inteligência artificial que controla robôs. Joshua (John David Washington) procura o criador da IA para tentar salvar a humanidade de uma arma criada pela IA — mas que assume a aparência de uma criança chamada “Alphie” (Madeleine Yuna Voyles). 

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Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

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