Por que o terror “Ninguém Vai Te Salvar” tem 1 linha de diálogo? Diretor explica
“Um Lugar Silencioso 3”? Não. Um novo filme terror, da Disney, está chamando a atenção do público pela ausência de diálogos. A ficção científica alienígena “Ninguém Vai Te Salvar” (“No One Will Save You”) tem apenas uma linha de fala em toda a uma hora e meia de filme. Alguma razão para isso? Acompanhe abaixo.
Na trama, Brynn Adams (Dever) é uma jovem talentosa que vive isolada de sua comunidade. Solitária, mas esperançosa, se refugia na casa onde cresceu. Certa noite, ela acorda com barulhos estranhos que só poderiam ser de alienígenas. Então, ela deve lutar contra o ser sobrenatural que acabou em sua casa.
De acordo com o escritor e diretor, Brian Duffield (“A Babá” e “Ameaça Profunda”), a construção da personagem, bem como a atuação brilhante da protagonista, Kaitlyn Dever (da comédia “Fora de Série”, ou “Booksmart”), dispensam a necessidade de falas.
“Era uma questão de personagem onde essa pessoa realmente quer uma comunidade e não acha que a merece. Parecia que essa opção apenas amplificou seu caráter. Na maior parte do filme, não há realmente um bom motivo para ela falar, porque ela está se esforçando muito para não fazer barulho. […] Além disso, quando você tem Kaitlyn Dever, ela não precisa dizer nada. Ela pode falar com os olhos de uma forma realmente impressionante”, disse à Entertainment Weekly.
Apesar disso, a quase ausência de diálogo não foi planejada desde o início. “Eu sabia que havia uma cena em que Kaitlyn tentaria conseguir ajuda em uma delegacia”, contou. “Eu escrevi aquela cena e as cenas subsequentes de Brynn tendo um colapso nervoso porque ninguém iria ajudá-la. Então percebi, acho que ela ainda não falou neste filme”.
O que esperar de “Ninguém Vai Te Salvar”
O filme desagradou o público, recebendo 58% de aprovação no Rotten Tomatoes. No entanto, caiu nas graças da crítica, que o avaliou com 80%. Além disso, recebeu elogios de ninguém menos do que Stephen King, escritor de “It – A Coisa”, e do cineasta mexicano Guillermo del Toro.
“Brilhante, ousado, envolvente, assustador”, opinou King no X, ou Twitter. “Você tem que voltar mais de 60 anos, até um episódio de Twilight Zone chamado “The Invaders”, para encontrar algo remotamente parecido. Verdadeiramente único”.
NO ONE WILL SAVE YOU: Brilliant, daring, involving, scary. You have to go back over 60 years, to a TWILIGHT ZONE episode called "The Invaders," to find anything remotely like it.
Truly unique.— Stephen King (@StephenKing) September 25, 2023
Enquanto King avaliou o filme como brilhante, del Toro o considerou “divertido”. “‘Ninguém Vai Te Salvar’ é divertido, divertido, divertido. Também é inteligente e com grandes momentos, encenado de forma clássica e sólida. Evita as armadilhas e maximiza seus recursos. Não consegui pensar em filme mais perfeito para o seu fim de semana. Cumpre toda a promessa do ESPONTÂNEO”, escreveu.
NO ONE WILL SAVE YOU is fun, fun, FUN. It is also smart and with great moments, staged in a classic, solid way. It avoids the pitfalls and maximizes its resources. I couldn't think of a more perfect movie for your weekend. Fulfills all the promise of SPONTANEOUS. pic.twitter.com/PNzsn2dyUa
— Guillermo del Toro (@RealGDT) September 23, 2023
Lançado originalmente no Hulu, em 19 de setembro, no Brasil, o filme está disponível no Star+ desde a última sexta-feira (22). Assista ao trailer do terror alienígena — quase — mudo abaixo: