Tecnologia

Por que os ports de jogos AAA para iOS não deram certo?

Jogos triplo A não estão dando o retorno financeiro esperado para a Apple por uma série de fatores

Uma das principais novidades anunciadas pela Apple no final do ano passado foi o suporte para jogos triplo A no iOS, normalmente desenvolvidos para consoles e PC. Entre os títulos anunciados na ocasião estavam games populares, como “Death Stranding”, “Assassin’s Creed” e “Resident Evil”.

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Embora seja um investimento que faça bastante sentido, ainda mais considerando os esforços recentes da “maçã” para se aproximar do público gamer, do ponto de vista financeiro a disponibilização de jogos AAA não está sendo um grande sucesso.

Alguns jogos, como “Assassin’s Creed Mirage”, por exemplo, até atingem um alto número de downloads, mas pouquíssimos jogadores adquirem a versão completa. No total, mais de 120 mil pessoas testaram o game, mas apenas 3 mil fizeram a aquisição, o que é bastante preocupante.

Passado o hype da chegada do game à App Store, os números passaram a cair semana após semana. Agora, o game não atrai tantos jogadores quanto nos primeiros dias após sua disponibilização na loja digital. Os valores dos games são considerados um fator que vem afastando potenciais compradores.

No Brasil, o game da Ubisoft custa normalmente R$ 238. Atualmente, o título está com 50% de desconto e, portanto, custando R$ 119.

Limitações

Também há uma limitação na quantidade de dispositivos elegíveis para receber os títulos, uma vez que apenas iPhones 15 Pro, Pro Max e iPads Pro equipados com o chips M1 e posteriores são capazes de executá-los. Isso  exclui uma série de aparelhos um pouco mais antigos — e até mesmo a mais recentemente versão de base do iPhone.

Também é importante lembrar que alguns dos jogos disponibilizados na App Store apresentaram graves problemas de desempenho nos últimos meses. As notícias negativas a respeito da capacidade de execução de jogos exigentes também contribui para afastar o público gamer, que acaba preferindo outras plataformas onde podem ter experiências mais estáveis.

O remake de “Resident Evil 4” foi um dos títulos que mais sofreram críticas por concentrar erros de execução e bugs no iPhone 15 Pro. No entanto, mesmo com este cenário bastante desafiador, a Apple não dá indícios de que vai recuar com os planos de seguir se investindo para se tornar uma referencia para o público gamer.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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