O site italiano “50 Top Pizza” divulgou na última quarta-feira (13) seu ranking das 100 melhores pizzarias do mundo. E, pelo segundo ano consecutivo, três pizzarias brasileiras estão na lista: a “QT Pizza Bar”, “A Pizza da Mooca” e a “Leggera Pizza Napoletana”.
A primeira ficou em 51° lugar, enquanto a segunda ficou em 85° e a outra com a 100° posição. Todos os três estabelecimentos estão localizados em São Paulo (SP), mas produzem pizzas um pouco diferentes daquelas consumidas no país – e mais próximas do modelo italiano.
QT Pizza Bar
Localizada na Cerqueira César, na Zona Oeste, a lista descreve a pizzaria como “uma pequena obra-prima da arquitetura pós-industrial”. Com estilo napolitano, a pizza do local oferece opções tradicionais como as italianas, mas também outras com combinações diferenciadas.
Além disso, ainda é possível combinar os coquetéis com a pizza. O serviço é descrito como “preciso e amigável”. Em 2022, a QT Pizza Bar, do pizzaiolo Matheus Ramos, ficou em 99º lugar no ranking.
A Pizza da Mooca
Com unidades na Mooca e em Pinheiros, a pizza dos proprietários Bruna e Fellipe Zanuto e Murilo Dias tem massa fina e uma crosta maior e mais crocante do que o comum no Brasil, temperos de qualidade e boas entradas e frituras. O “50 Top Pizza” ainda recomenda a pizza com anchovas e as cartas de cervejas e vinhos. Ano passado, ficou em 77º lugar na lista.
Leggera Pizza Napoletana
Antes da 83ª posição, a Leggera Pizza Napoletana tem unidades “familiares e acolhedoras” nos bairros paulistanos de Jardins e Perdizes. É certificada pela AVPN (Associação Verace Pizza Napoletana) pela autenticidade da pizza, que segue os padrões napolitanos.
A massa macia e alveolar e os ingredientes são bem avaliados. As principais recomendações no local são uma entrada de frituras, a pizza margherita e os cannoli da casa, nessa ordem. O pizzaiolo responsável é André Guidon.
Veja neste post aqui o que pode ou não na pizza de acordo com a ciência.